Marcos Freitas estreia-se amanhã nos Jogos Europeus
Olímpico madeirense é primeiro atleta luso a entrar em acção na modalidade de ténis de mesa.
Os sorteios da molidade de ténis de mesa da edição de 2023 dos Jogos Europeus, que estão a ter lugar em Cracóvia-Malopolska (Polónia), foram realizados esta manhã, com as equipas masculina e feminina a ficarem directamente apuradas para os quartos-de-final, enquanto na competição individual Fu Yu, João Geraldo e Shao Jieni estreiam-se a ronda de 32 de singulares enquanto o olímpico madeirense Marcos Freitas estará na ronda preliminar 2.
Marcos Freitas (60.º do ranking mundial) é o primeiro a entrar em ação na Hutnik Arena, em Cracóvia, e vai competir esta sexta-feira com o sérvio Dimitrije Levajac (253.º).
No sábado, vão iniciar a competição Fu Yu, Shao Jieni e João Geraldo. Fu Yu (29.ª) vai jogar com a vencedora do encontro entre a polaca Anna Wegrzyn (137.ª) e a espanhola Sofia Xuan Zhang Xu (127.ª), Shao Jieni defronta a sueca Christina Kallberg (83.ª) ou a húngara Mercedes Nagyvaradi (340.ª) e João Geraldo tem como adversário o belga Cedric Nuytinck (121.º) ou o luxemburguês Eric Glod (204.º).
Na competição de equipas, a seleção masculina (8.ª do ranking mundial) vai defrontar nos quartos de final o vencedor do encontro entre a Grã-Bretanha (14.ª) e a Roménia (24.ª), enquanto a equipa feminina (11.ª) tem como adversária a seleção que vencer o encontro entre o Luxemburgo (19.ª) e a Ucrânia (26.ª). As provas de equipas têm início no dia 28 de junho.
Portugal vai participar nos Jogos Europeus com Fu Yu (singulares e equipas), Shao Jieni (singulares e equipas), Inês Matos (equipas), Matilde Pinto (equipas); João Geraldo (singulares e equipas), Marcos Freitas (singulares e equipas), João Monteiro (equipas) e Tiago Apolónia (equipas). Ricardo Oliveira é ao chefe da comitiva e Francisco Santos e Xie Juan os treinadores.