Depressão Óscar "veio buscar areia" ao Porto Santo
Susana Prada lembra que no início do ano a praia "estava magnífica"
A praia do Porto Santo "estava magnífica no início do ano, mas veio a tempestade a Óscar" e "a energia das ondas veio buscar areia à praia". Assim se explica o facto de o areal da Ilha Dourada estar parcialmente coberto de calhau em plenas festas de São João.
Aproveitando a visita de Susana Prada ao Porto Santo, a governante foi questionada se seria normal, em Junho, ainda existir alguns fragmentos de rocha, conforme documentam as imagens captadas pelo DIÁRIO.
Todos os porto-santenses e muitos madeirenses já sabem - ou os porto-santenses sempre souberam e muitos dos madeirenses já sabem - que a praia do Porto Santo é um sistema dinâmico que, quando a ondulação está de Norte o mar traz areia da parte submersa para a praia - e a praia fica espessa e com as rochas todas tapadas fica uma praia fantástica -, mas quando o tempo predominante é de Sul a ondulação vai até à praia e transporta a areia da praia para a zona submersa. Susana Prada
"Havia cada vez menos campistas" no Porto Santo
O antigo parque de campismo do Porto Santo está a ser transformado num parque urbano e gorou-se a possibilidade de visitar a ilha com a tenda às costas, uma vez que em espaço florestal não existem zonas certificadas para o efeito, como acontece na Madeira.
E foi isso que aconteceu durante a passagem da depressão Óscar. "Olhem com atenção para o mar e vejam se não há, a menos de 50 metros do litoral, umas manchas verdes claras. É aí que está a areia e toda a vida a foi assim. Há anos em que predomina o Norte e há um trabalho do mar em colocar a areia em terra, quando há uma predominância ou há um evento forte de Sul a areia sai da praia e vai ali para fora. Toda a vida foi assim, toda a vida há-de ser assim. A natureza é mais forte", sublinhou.