Câmara do Funchal já pagou quase 1,4 M€ em bolsas de estudo este ano
A Câmara Municipal do Funchal já investiu, este ano, quase um milhão e 400 mil euros em bolsas de estudo, beneficiando 2.333 alunos. Os dados foram apresentados, hoje, por Pedro Calado, no final da reunião de Câmara onde foi aprovada a submissão a consulta pública de um regulamento de acesso a bolsas de estudos ao ensino superior, que depois será apresentado em Assembleia Municipal para debate e aprovação.
"«Verificamos, neste momento e, atendendo à conjuntura económica, podíamos restringir um bocadinho, sobretudo nos escalões com mais rendimento e beneficiar pessoas com menos recursos financeiros. O objetivo é chegar a mais famílias, a mais pessoas carenciadas", explicou o presidente da autarquia.
Este é um trabalho conjunto com o Governo Regional, por forma a permitir que "em alguns casos, haja a complementaridade das bolsas de estudo". Assim, os estudantes com maiores dificuldades financeiras podem beneficiar das duas bolsas. "Mas para que isso seja possível e seja justo, é necessário sabermos quanto é que cada entidade dá e beneficiarmos mais pessoas com menos recursos financeiros", admitiu o autarca.
Nesta reunião foi também igualmente aprovada a lista de homenageados no Dia da Cidade – 21 de Agosto. Este ano a Câmara Municipal do Funchal homenageia seis personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro. A lista dos distinguidos é composta por Teresa Clode, professora, radialista e ex-diretora do Posto Emissor do Funchal; Maria Alice Sousa, professora e artista; José Júlio Fernandes, professor, fundador do Laboratório de Análises Clínicas Dr. Castro Fernandes e figura da cultura e das artes; Vasco de Freitas, músico; Avelino Tavares, editor, divulgador e produtor de espetáculos e, por último e a título póstumo, Helena Marques, jornalista e escritora.
A CMF aprovou também um apoio de 110 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses, bem como os apoios fiscais (isenções) a um jovem casal pela aquisição de casa no Funchal, isto no âmbito da estratégica fiscal do Funchal, nomeadamente o apoio aos jovens.
Por fim, foi aumentado o número de bolsas a atribuir pela CMF para o CCIF (Centro Cultural e de Investigação do Funchal) no âmbito do projecto do e-games, passando de 26 para 28, tendo também sido alargado o espectro destas bolsas. Sete dos bolseiros já estão a trabalhar.