Madeira

"O sucesso da Saúde dependerá da literacia dos profissionais de saúde e dos cidadãos"

None

O diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, a convite do Governo de Canárias, participou na reunião “Los Assistentes Cognitivos en Sanidad: El proyeto “Medicina Personalizada BigData Pilota un nuevo paradigma”, que se realizou ontem, em Tenerife. Na ocasião, referiu que "o sucesso da Saúde dependerá da literacia dos profissionais de saúde e dos cidadãos”.

O diretor regional da Saúde integrou a mesa redonda 'Sinergias de las tecnologias de PNL en lenguas romances, una perspectiva desde la Macaronesia', moderada por Martin Krallinger, director da Unidade de PNL para a análise e informação biomédica do Barcelona Supercomputing Center.

Herberto Jesus apresentou as áreas estratégicas para a Região Autónoma da Madeira, identificando a indústria das novas tecnologias digitais como essencial para a sustentabilidade económica e humana da Região e para a captação de Talento. Paralelamente, abordou a visão e a filosofia da nova unidade de saúde, Hospital Central e Universitário da Madeira, baseada na construção de um modelo dinâmico KIWI (Conhecimento, Inteligência, Expertise e Interoperabilidade), com criação de valor para o cidadão.

O director regional da Saúde identificou a importância da Inteligência artificial na gestão dos dados gerados por biossensores complexos, bem como a necessidade da criação de consórcios envolvendo empresas, a academia e as entidades governamentais na área geográfica da Macaronésia e da Europa.

“Com a Inteligência Artificial, os nossos Sonhos são Realidade!” e o “Futuro é Hoje”, finalizou Herberto Jesus.

Nesta reunião participaram peritos da área de processamento de linguagem natural (PNL), de Big Data e de Inteligência artificial de várias regiões autónomas de Espanha e de países da África Ocidental.