Ciência Política e Autonomia: desafios atuais e futuros
Teve início no passado fim de semana a pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, no âmbito de uma parceria celebrada entre a Universidade da Madeira (UMa) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Instituto de Estudos Políticos, tendo também contado com a ativa colaboração do DN Madeira, enquanto media partner.
Esta pós-graduação, a que atribuímos particular importância, teve uma adesão acima das expectativas, materializada num elevado número de candidaturas, algumas das quais provenientes do estrangeiro, facto que revela a projeção que esta nova oferta formativa atingiu junto de outros públicos. É de realçar que o funcionamento do programa da pós-graduação decorrerá em regime híbrido, durante os próximos 10 meses, sendo as unidades curriculares asseguradas por docentes da UMa e da UCP.
A UMa, através da Faculdade de Artes e Humanidades (FAH), deseja ampliar a sua intervenção e presença no domínio dos estudos políticos, com particular ênfase nos estudos sobre as questões da Autonomia. Nesse sentido, além das unidades curriculares de várias áreas da ciência política e das relações internacionais, esta pós-graduação integra, no seu plano de estudos, outras unidades com temas relacionados com a Região Autónoma da Madeira, designadamente economia regional, história económica da Madeira e autonomia regional.
No contexto da correlação com as experiências políticas das regiões da Macaronésia, verificamos que coexistem diferentes realidades e regimes autonómicos que importa continuar a investigar. Trata-se de um campo que requer mais investigação, nomeadamente em termos comparados, de modo a preencher lacunas de conhecimento, tanto no plano político-administrativo, como no domínio económico e fiscal. As dinâmicas geopolíticas e, sobretudo, geoeconómicas emergentes no espaço Atlântico relevam a importância da Macaronésia. Neste contexto simultaneamente dinâmico e complexo, a Universidade da Madeira posiciona-se de forma adequada para aproveitar as oportunidades que irão surgir.
A Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais constitui, efetivamente, o primeiro passo para ampliar, de forma sustentada, a nossa capacitação na vertente de ensino e formação, bem como na de investigação, neste domínio. A UMa procurará atingir este objetivo ambicioso, mantendo e reforçando parcerias estratégicas com instituições de ensino superior competentes nesta área científica.
A posição atual da UMa é a de pôr em prática uma estratégia seletiva no que diz respeito à oferta de cursos pós-graduados. É nesse sentido que a UMa irá também oferecer uma outra nova pós-graduação: Perspetivas Atuais, Acompanhamento Social e Inserção em Serviço Social, cujo prazo de candidaturas termina a 15 de julho do corrente ano.