Centro da cidade do Funchal já 'vive' o São João
A iniciativa 'Altares de São João' resulta de um investimento da Câmara do Funchal na ordem dos 47 mil euros e leva animação a vários pontos do centro da cidade, que este ano passou de três para quatro dias
Já estão na rua os 'Altares de São João', uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Junta de Freguesia da Sé e algumas empresas privadas, incluindo o DIÁRIO e a rádio TSF-Madeira, que procura dinamizar diferentes pontos do centro da cidade, a partir de hoje e até ao próximo sábado.
Além da já habitual animação nas ruas circundantes à Praça do Carmo, este ano, pela primeira vez, teve lugar o desfile de marchas populares solidárias na rua Dr. Fernão de Ornelas, que ganhou aspecto de 'marchódromo' para receber mais de três centenas de participantes, integrando as respectivas marchas de cinco grupos comunitários.
Por ocasião do desfile, Pedro Calado notou que o envolvimento da população menos jovem foi um dos objectivos que nortearam a preparação das marchas.
Os 'Altares de São João' resultam de um investimento da CMF na ordem dos 47 mil euros, conforme realçou o presidente da Câmara, esta tarde, na abertura oficial da iniciativa que visa "dinamizar" a economia local.
Para além de ser uma festividade também religiosa, que está dentro dos Santos Populares, é, naturalmente, uma altura que nós aproveitamos para dinamizar o centro do Funchal e com essa dinâmica apoiar o comércio local. Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal
O autarca disse, ainda, que, além do apoio de algumas empresas privadas, há uma colaboração dos comerciantes para a animação. "Sobretudo a restauração local e todo o comércio beneficia com esta animação que nós temos e com esta festividade", notou Calado, realçando o facto de, este ano, esta inciativa ter passado dos três para os quatro dias.
A aposta, no que respeita à animação, tem passado pela animação de rua e pela actuação de bandas filarmónicas, além da música ambiente alusiva à quadra dos Santos Populares. "Nós reforçámos muito a animação de propósito para convidar as pessoas a virem para o centro do Funchal e estarem em festa", concluiu Pedro Calado.