Conselhos sobre o sucesso
Foi hoje apresentado na Madeira um livro que abre a janela para as estrelas, para esse horizonte onde alguns só vislumbram grades
Boa noite!
O lançamento nacional do livro ‘Como fazer dos nossos filhos alunos de sucesso’, da autoria do Prof. Jorge Rio Cardoso, decorreu hoje na Assembleia Legislativa da Madeira.
Coube-me apresentar este guia prático para os pais, mas que é também um manual de incentivo a quem não desistiu de implementar um novo modelo de escola em Portugal, gente que é capaz de libertar toda a comunidade refém de classificações, rankings e doses abusivas de matérias curriculares, dando-lhe mundo, capacidade crítica e respeito pelas diferenças, estimulando a criatividade, a participação e as parcerias e valorizando as competências, por sinal, um dos vectores que os inquiridos na nossa última sondagem política mais valorizam nos candidatos que vão disputar as eleições regionais!
A viragem necessária está bem presente no prefácio assinado pelo madeirense Filipe Ladeira Santos, presidente executivo da Sharing Foundation, ao valorizar o conceito de partilha como base para todas as actividades da vida escolar, a promoção da liberdade responsável e do talento dos alunos e a atenção às especificidades, aspectos que os modelos obsoletos domésticos em vigor não atendem.
‘Como fazer dos nossos filhos alunos de sucesso’ é um livro com 9 capítulos e cerca de 100 páginas que abordam a diversidade contributiva para o sucesso escolar, desde os modelos parentais que importa seguir, às técnicas de repreensão motivadoras que convém conhecer, que ensina a lidar com a frustração e a detectar talentos, que ajuda a minimizar impulsos, agressividades e défices de atenção e estimula a organização, a escrita e o empreendedorismo.
É também um livro de conselhos, sobre a exigência e a mesada, ou sobre o elogio e o futuro, mas sobretudo sobre o sucesso, que não é passível de ser confundido com o estrelato ou mediatismo. “Não é ter, mas ser”…”é superarmo-nos, desafiando os nosso limite, ultrapassando-os”, assume o autor.
Muitos destes conselhos resultam das inquietações colocadas em cada dia pelos pais, sobretudo os mais ávidos de envolvimento na escola e de presença altruísta na vida dos educandos.
Quais os melhores métodos e técnicas de estudo? Como identificar a origem das más classificações e transformá-las em boas notas? Quais as melhores formas de motivar? Como impor regras e disciplinar sem repressão? De que forma pode tornar o seu filho mais autónomo e responsável? Como ultrapassar conflitos com colegas e professores? Como gerir o acesso às tecnologias e fazer disso um trunfo? Estas são algumas das perguntas com resposta pragmática nesta obra que continua a seguir a linha fracturante e o espírito de ‘Uma nova escola para Portugal’.
Nessa altura, depois de visitar inúmeras escolas e de entrevistar professores e personalidades da educação, da cultura e da política, o Prof. Jorge Rio Cardoso lançou o desafio que dá nome ao livro por constatar que o modelo esgotado comprometia a nova escola em que o aluno e as suas aprendizagens estivessem no centro do processo educativo, dando-lhe a possibilidade de ser o próprio a construir o seu conhecimento.
Quem é que não sonha com uma escola espaço de partilha de valores, capaz de preparar para a vida; de desenvolver capacidades de pesquisa, análise e comunicação, atitudes, comportamento, trabalho em grupo, criatividade e liderança? Quem é que não defende uma escola que leve a realidade do mundo atual para as salas de aula, que propicie trabalho colaborativo e uma abertura ao exterior através da tecnologia? Quem é que não preconiza conteúdos mais práticos e pluridisciplinares, analisados numa lógica de projecto, horários mais flexíveis e aprendizagens baseadas na aquisição de competências em final de ciclo?
O autor tem o condão de dar megafone a um crescente número de alunos, pais e professores que querem uma escola que se reinvente em permanência, para responder aos constantes desafios com que é confrontada.
Não admira por isso que partilhe mais um livro que aponta caminhos, novas formas de pensar, novos instrumentos de trabalho e novas formas de viver.
É de ficar grato ao prof. Jorge Rio Cardoso por partilhar um livro que abre a janela para as estrelas, para esse horizonte onde alguns só vislumbram grades! e que nos conforta, pois há ainda quem idealize um mundo diferente e melhor, feito de gente honesta e solidária, que procura soluções onde habitualmente muitos só detectam problemas.
Mesmo que possa ser catalogado de utópico, quem partilha conhecimento com base naquilo que observa e sente, cruzando factos com investigações, merece o nosso apreço e votos de muito sucesso.