5 Sentidos

'Como Fazer dos Nossos Filhos Alunos de Sucesso' apresentado hoje no Funchal

None
Foto ALRAM

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira foi palco, hoje, da apresentação do livro 'Como Fazer dos Nossos Filhos Alunos de Sucesso', o último trabalho de Jorge Rio Cardoso.

“A parentalidade positiva tem a ver com duas variáveis que são essenciais, que é a exigência que, nós pais, devemos por, e essa exigência deve ser evidentemente grande, mas não por comparação com ninguém”, referiu Jorge Rio Cardoso.

“Ser honesto, ser solidário, preocupar-se com os mais velhos e ter respeito pelos outros” são características que vão sendo cada vez mais valorizadas.

“A segunda variável é o envolvimento que os pais devem ter na educação dos filhos, e esse envolvimento deve ser de grande afetividade e a educação emocional é determinante. Não se conseguem ter aprendizagens relevantes se não houver equilíbrio emocional”, vincou o autor e investigador.

“Não devemos educar os nossos filhos para a escola, mas sim para a vida”, salientou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu o trabalho de Jorge Rio Cardoso reforçando a importância da educação para a diminuição das desigualdades e para a construção de uma sociedade melhor.

A principal desigualdade que existe na nossa sociedade é a desigualdade do acesso ao conhecimento, porque é essa desigualdade que leva a outras assimetrias e a outras diferenças. Se nós dermos a todos um conjunto de conhecimentos e de aprendizagens todos estarão em condições de aproveitar as oportunidades que a sociedade lhes vai concedendo. José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira

O livro foi apresentado por Ricardo Miguel Oliveira, director do Diário de Notícias da Madeira, que vê nesta obra “um manual de incentivo a quem não desistiu de implementar um novo modelo de escola em Portugal”.