Madeira

“A recuperação da economia da Madeira não se fez por milagre”

Rogério Gouveia conta com o Banco Português de Fomento para acelerar as políticas públicas regionais em curso

None

Foi hoje assinado o protocolo de cooperação entre o Governo Regional da Madeira do Banco Português de Fomento (BPF), materializando uma parecia que há vinha sendo colocada no terreno desde a criação, há pouco mais de dois anos, desta instituição bancária exclusivamente constituída com fundos públicos. 

Na ocasião, Rogério Gouveia fez questão de enfatizar que “a recuperação da economia da Madeira não se fez por milagre”, referindo-se ao impacto da pandemia da covid-19 no tecido empresarial madeirense e nas contas regionais. Para essa recuperação quase imediata terá contribuído a pronta acção do Governo Regional, através de medidas de apoio às empresas e às famílias, notou. 

Para os próximo tempos, entre os objectivos do executivo liderado por Miguel Albuquerque está o crescimento económico com níveis superiores ao nacional, a diversificação do tecido económico madeirense, nomeadamente com o reforço da aposta nas novas tecnologias, que, lembrou o secretário regional, no ano passado já teve um volume global muito perto do do sector do turismo. 

Quanto ao protocolo, Rogério Gouveia, em representação do executivo madeirense, destacou a capacidades deste banco em chegar onde a banca comercial ainda não chega, com capitalização de projectos de risco acrescido. O governante notou a importância deste acordo com vista a possibilitar às empresas regionais melhores ferramentas para a sua internacionalização, bem como meios para um melhor aproveitamento e operacionalização dos fundos comunitários, nomeadamente os adstritos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).