Filipe Sousa acusa Susana Prada de mentir
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, acusa a secretária regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, Susana Prada, de mentir.
"Recentemente, a Sr. secretária regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, Dr.ª Susana Prada, veio a público apresentar números relacionados com a gestão de água potável no município de Santa Cruz", começa por dizer através de um comunicado.
Fê-lo com mentiras, com o único objectivo de denegrir a forma e a imagem daqueles que governam responsavelmente esta autarquia". Filipe Sousa
"Porque contra falsidades importa repor a verdade", diz que "foi afirmado que o município de Santa Cruz não tem diminuído as compras de água à ARM desde 2019", sendo "totalmente falso na medida em que esses valores foram sempre decrescentes, ou seja (em milhões de metros cúbicos anuais): 9.6, 9.5, 9.2 e 9.1".
Refere ainda que "é também dito que o município de Santa Cruz não tem diminuído as perdas de água desde 2019", ou seja, "mais uma lamentável falsidade".
"Admitindo que a Dr.ª Prada se refere à Água Não Facturada (ANF), revela tremenda 'confusão', para não chamar 'má-fé', porque os valores foram os seguintes, mais uma vez de 2019 a 2022: 7.0, 6.9, 6.5 e 6.4.", acrescenta.
Conclusão. Diminuíram sempre". Filipe Sousa
Filipe Sousa informa também que "nestes três anos o volume de ANF em Santa Cruz diminuiu 9%, praticamente igual aos 10% para a Região referidos publicamente pela Sra. secretária. Ou seja, não, não aumentaram, diminuíram, ao contrário do que é repetidamente afirmado pela Sra. governante".
O presidente da autarquia de Santa Cruz, acrescenta que "nessa mesma declaração pública, é referido que a “Região diminui perdas de água em 10%” e que o decréscimo de 10% é “na entrega de água aos municípios da Região”, o que são grandezas completamente distintas".
A entrega até pode ser maior e as perdas menores, desde que haja aumento do consumo". Filipe Sousa
Não conhecendo a Sra. secretária os consumos e facturações do município de Santa Cruz, como é que pode saber se as perdas aumentaram ou diminuíram? E mesmo assim afirma que aumentaram". Filipe Sousa
Porque é que a Sra. secretária 'inventa' um indicador de água entrada por habitante? Haver mais habitantes basicamente não diminui ou aumenta as perdas de água, cresce sim o consumo. Ao que parece, para atacar Santa Cruz vale mesmo tudo". Filipe Sousa
Porque não faz a Sra. secretária uma advertência pública à gestão da ARM no município de Machico já que, segundo o respetivo Relatório e Contas, apresenta um valor anual de 15651 m3/km de ANF, muito acima da média (9032 m3/km) da ARM e, curiosamente, também superior ao de Santa Cruz?". Filipe Sousa
Porque será que o gráfico que acompanhou as mesmas declarações públicas, começa em 2013? Será apenas coincidência com a data da mudança política que ocorreu democraticamente em Santa Cruz?". Filipe Sousa
E concluiu: "Perante tudo isto, deixamos uma sugestão final em forma de questão a esta Sra. governante: Que tal falar a verdade ao Povo, neste caso e em especial ao de Santa Cruz?”