“Empoderar o cidadão” pode ser a chave para garantir melhor utilização dos serviços de saúde
Conheça as iniciativas agendadas para esta terça-feira, dia em que será apresentado na Madeira o primeiro ‘Manual de Literacia em Saúde’
Isabel Fragoeiro entende que o maior conhecimento e a maior competência são a chave para uma adequada procura e utilização dos recursos associados à saúde que o cidadão tem à sua disposição.
A Universidade da Madeira acolhe, esta terça-feira, o painel 'Literacia em saúde: um desafio contínuo para as comunidades', uma iniciativa agendada para as 14h30, a ter lugar no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.
Para Isabel Fragoeiro, que vai moderar este painel de discussão e é uma das coordenadoras do novo livro, “empoderar o cidadão” é a melhor forma para garantir uma melhor utilização dos serviços de saúde, já que, com o conhecimento adquirido, será capaz de melhor reconhecer as suas necessidades nesse âmbito.
O cidadão é a figura central quando se fala de qualquer sistema de saúde, pois os cuidados de saúde e os respectivos serviços estão organizados para dar uma resposta qualificada ao cidadão, desde que nasce, até ao fim da sua vida, bem como dos seus familiares e comunidades de pertença. Isabel Fragoeiro, docente da Universidade da Madeira e co-coordenadora no novo livro
Juntam-se nesta acção Cristina Vaz Almeida e Susana Ramos, respectivamente presidente e vice-presidente da SPLS - Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde); Lucília Rodrigues, psicóloga da Associação Alzheimer Portugal; Marina Castro, adjunta da direcção de enfermagem do Serviço Regional de Saúde; Gregório Magno Freitas, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira. Junta-se a este naipe de especialistas um representante dos estudantes do 1º ano do 1º Ciclo de Enfermagem da mesma instituição de ensino.
Associada a este debate decorrerá, logo de seguida, por volta das 17h30, a apresentação do primeiro ‘Manual de Literacia em Saúde – princípios e práticas’, livro editado em Portugal no passado dia 5 de Junho, no auditório do INFARMED, e que conta com a co-coordenação da docente da UMa, que é, também, presidente do Conselho Científico da SPLS.
A obra pretende ser um manual de referência para as temáticas da Literacia em Saúde. Com coordenação de Cristina Vaz de Almeida e de Isabel Fragoeiro, o novo livro compõe-se de diferentes contributos de cerca de 40 especialistas, que abordam as diferentes questões que se prendem com esta temática numa perspectiva transdisciplinar e multidimensional.
Fazem parte desse conjunto de autores, por exemplo, a presidente da Associação Internacional de Literacia em Saúde, Kristine Sorensen; mas também Ana Benavente, José Carvalho Teixeira e ainda a uma adolescente activista em Literacia em Saúde, Stacey Fru. Antecedem estes trabalhos, textos de Graça Freitas e Francisco George, antigos directores-gerais da Saúde, bem como de um antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Quase todos os capítulos foram feitos em parceria, com uma “visão partilhada”. Conforme realça Isabel Fragoeiro, ao DIÁRIO, o objectivo que norteou a concepção deste livro foi “pôr ao dispor das próprias comunidades, da comunidade portuguesa, do país, uma obra que, de alguma maneira, seja útil e que, de alguma maneira, também, incentive o trabalho e possa ser um recurso a ser utilizado pelas pessoas que, de facto, se interessem pelas questões da Literacia em Saúde”. Conforme nota a especialista madeirense, “esta temática tem tudo a ver, não só, mas também, com a promoção da saúde”.
A também docente da UMa reconhece que o cidadão, na faculdade plena das suas capacidades, tem de ser responsável pelo cuidado a si próprio, sendo que é nesse cuidar que mais facilmente conseguirá ter saúde até ao fim da vida. “Podemos todos trabalhar na promoção da saúde, através da adopção de um conjunto de hábitos e utilizando um conjunto de ferramentas adequadas”, aponta, não deixando de salientar que, mesmo em situação de doença, se estivermos capacitados para tal, mais facilmente conseguiremos procurar os serviços certos para o nosso estado e onde podemos obter resposta para as necessidades que tenhamos.
Com este novo livro, que tem um "carácter nacional e até internacional", Isabel Fragoeiro acredita que qualquer cidadão poderá ser “detentor de um conhecimento, que do ponto de vista científico é um conhecimento credível e idóneo, e que o vai ajudar na procura e na utilização dos próprios serviços de saúde”.
A apresentação na Região deste novo manual, que tem a chancela da Editora Pactor, será feita por Maria João Barreira Rodrigues, docente da UMa, e Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil.
O livro encontrar-se-á à venda no local da apresentação, podendo, também, ser adquirido em diferentes livrarias ou ‘on-line’.
Mas na agenda de hoje há outras iniciativas que podem ser do seu interesse:
Política e sociedade
Às 9 horas, tem início a 73.ª reunião plenária, onde, além dos votos de congratulação à atleta Madalena Costa pela conquista da Taça do Mundo de Patinagem Artística, em debate no parlamento madeirense vão estar vários projectos de resolução ou de decreto legislativo regional das diferentes forças partidárias com representação naquela Assembleia.
Duas horas depois, pelas 11 horas, reúne-se a Conferência dos Representantes dos Partidos, presidida por José Manuel Rodrigues.
Às 11h30, no Salão Nobre do Governo, terá lugar a assinatura do protocolo de cooperação entre o Governo Regional e o Banco Português de Fomento, um encontro onde vão estar Rogério Gouveia e Ana Maria Leça Rodrigues de Sousa Carvalho.
À mesma hora, mas em Santana, Rui Barreto marca presença no encontro com empresários locais, no sentido de dar a conhecer o Plano de Dinamização da Madeira Parques Empresariais para a Costa Norte. Além do secretário regional de Economia, vão estar presentes de Dinarte Fernandes, na qualidade de anfitrião, e Gonçalo Pimenta, responsável pela empresa pública que gere os parques empresariais da Região.
Ao meio dia, Miguel Albuquerque visita a obra de reconstrução e regularização da Ribeira Grande, em Santo António, um investimento na ordem dos 20 milhões de euros “que vem tornar muito mais seguro o troço entre o açude a norte do campo do Andorinha e o Campo do Marítimo”.
Às 14h30, teremos mais uma reunião de trabalho da 3ª Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente, da Assembleia Legislativa da Madeira.
Às 16 horas, terá lugar uma visita ao renovado Hotel Sentido Galosol, no Caniço de Baixo, uma iniciativa que contará com a presença de Miguel Albuquerque e de Filipe Sousa.
À mesma hora, a ACIF e a Ordem dos Advogados promovem uma formação sobre ‘Propriedade Intelectual: Fundos disponíveis para Empresas para Registo de Marcas, Desenhos, Modelos e Patentes’, no auditório do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados.
Às 17h30 decorrem as comemorações dos 470 anos da freguesia do Seixal, no concelho do Porto Moniz. Pedro Fino, em representação do presidente do Governo Regional, vai marcar presença na iniciativa, apontada para o edifício da Junta de Freguesia do Seixal.
Cultura e entretenimento
Às 10 horas, no VidaMar Resort Hotel, continuam os trabalhos da 6.ª Conferência Internacional sobre Fibras Naturais.
Conferência reúne na Madeira cerca de 270 investigadores e profissionais da indústria das fibras naturais
Será no Funchal, entre os dias 19 e 21 de Junho, que se realiza a 6.ª Conferência Internacional sobre Fibras Naturais (ICNF2023). O VidaMar Resort Hotel vai receber mais de 270 investigadores, profissionais da indústria e académicos de cerca de 40 países, numa organização da Universidade do Minho, em parceria com a Fibrenamics e a Sciencentris.
Para as 10h30 está agendada a sessão de abertura do 1.º Festival de Teatro Ambiental – ‘Atitude Verde por um Planeta saudável’, no Auditório do Jardim Municipal.
Às 15 horas decorrerá a abertura da exposição ‘Waterline’, de Gonçalo Gomes, no Museu de História Natural do Funchal.
Museu de História Natural do Funchal recebe exposição 'Waterline' de Gonçalo Gomes
Começando com uma citação - "Nos dias que correm é extremamente importante alertar o público para a conservação e preservação dos ecossistemas marinhos, dos quais depende a vida na Terra" - a câmara Municipal do Funchal convida todos para verem a exposição 'Waterline - Breathless Emotions' (Linha de Água' - Emoções sem Fôlego, em tradução livre), que estará patente ao público a partir de amanhã no Museu de História Natural do Funchal, na Rua da Mouraria.
Pelas 16h30, decorrerá o lançamento do livro ‘Como fazer dos nossos filhos alunos de sucesso’, de Jorge Rio Cardoso, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.
Desporto e entretenimento
Pelas 9h45, terá lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a conferência de imprensa de apresentação do ‘Funchal Basquetebol Fest’, momento que contará com a presença de Pedro Calado
Saiba aqui que eventos marcaram este dia 20 de Junho, ao longo dos anos, com as suas principais efemérides:
1791 - Luís XVI e a família real tentam abandonar a França. São detidos em Varennes.
1837 - Subida ao trono britânico da rainha Vitória, após a morte de Guilherme IV.
1866 - Reestruturação do ensino da Medicina em Portugal. Os diplomados das escolas médico-cirúrgicas são equiparados aos das faculdades. A Universidade de Coimbra mantém a exclusividade da licenciatura. Chegou a existir uma escola médico-cirúrgica no Funchal, que funcionou entre Outubro de 1837 e Novembro de 1910.
1984 - A Polícia do Exército prende o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, no âmbito da investigação sobre as atividades das FP-25.
1991 - O Governo do PSD aprova, em Conselho de Ministros, um diploma que transforma a TAP em sociedade anónima.
1999 - As últimas 40 mil tropas jugoslavas abandonam o Kosovo, cumprindo o plano de paz da ONU, aceite por Belgrado no início do mês.
2004 - Euro 2004. Portugal qualifica-se para os quartos de final, com a vitória sobre Espanha por 1-0.
Pensamento do dia
Só tem convicções aquele que não aprofundou nada. E.M. Cioran (1911-1995), escritor e filósofo francês de origem romena