Festas de São João “têm de ter uma identidade própria”
A Câmara Municipal do Porto Santo realizou ao final da tarde no centro da cidade, a apresentação das festas do concelho, conhecidas como Festas de São João.
“As expectativas para o São João, sendo o maior cartaz cultural da ilha, são sempre elevadas”, disse ao DIÁRIO Nuno Batista, presidente da edilidade.
Com esta festa podemos demonstrar a todos os que nos visitam, a base que caracteriza os porto-santenses, a forma de bem receber, a nossa boa gastronomia, a nossa alegria, a qualidade que colocamos nas nossas marchas, tudo aquilo que fazemos com gosto. Acima de tudo acho que procuramos introduzir algumas novidades, não descaracterizando nunca esta grande festa, e partindo sempre de um pensamento base, que acho que será sempre o mais importante, que é a essência do São João nunca poderá ser comparada com as típicas festas de arraiais. Nuno Batista, presidente da CMPS
O autarca adiantou que estas festas têm de “ter uma identidade própria, essa identidade será sempre trazida a palco por aquilo que for o envolvimento da população”.
“Compete ao executivo camarário organizar, motivar as pessoas para participar nas festas, e é preciso que todos juntos consigamos perceber que esta festa é uma oportunidade para nos expressarmos em termos culturais, nos divertirmos e aproveitarmos para apagar alguns momentos menos bons que vão acontecendo durante o ano", frisou.
O apogeu das Festas do Concelho acontece dia 23 com as marchas de São João e dia 24.