‘Oficina do Saber Fazer’ ensina a construir instrumentos musicais madeirenses
A Associação Musical e Cultural Xarabanda promove, nos dias 3, 10, 17, e 24 de Junho, uma ‘Oficina do Saber Fazer’ com o formador José Camacho, técnico Superior em Ciências de Educação, especialista no saber fazer na área da manufatura de instrumentos musicais da tradição madeirense, nomeadamente os idiofones.
A decorrer na sede da Associação, na Travessa das Capuchinhas n.º 4, esta iniciativa arranca pelas 15 horas e prolonga-se até às 17 horas.
Estas oficinas têm como objetivo transmitir e perpetuar conhecimentos sobre a arte de fazer instrumentos musicais da tradição popular madeirense, nomeadamente os idiofones tradicionais madeirenses (Reque-reque, Castanholas, Grilinho, Chocalhos e Num-Num), incluindo todas as fases do processo de criação da escolha do material, a escolha das diferentes ferramentas específicas, incluindo alguns materiais de reciclagem, a preparação, culminando com o seu cuidadoso acabamento final de modo a apurar o sentido estético da peça.
Oficina do Saber Fazer contribui para preservar, valorizar e promover estes instrumentos musicais, de modo a garantir a continuidade da produção artesanal através de ações de formação.
“Temos consciência de que a tradição é uma realidade em constante transformação pelo facto do SABER FAZER ser a vertente da cultura popular mais frágil e efémera”, afirma Rui Camacho
Aos interessados nesta atividade pode fazer a sua inscrição gratuita através do link: https://docs.google.com/forms/d/1IcoTJZ1q6CXm19pPo6M8m44vGD0Mog6kVNqgrpC2pfk/edit