Valorizar os Bombeiros é salvaguardar a segurança de pessoas e bens
O Grupo Parlamentar do PSD enalteceu o papel fundamental dos bombeiros na proteção, salvaguarda e segurança de pessoas e bens.
Numa visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santana, integrada nas Jornadas Locais, que decorrem no concelho, a deputada Cláudia Perestrelo realçou a prontidão com que estes operacionais arriscam a vida enfrentando difíceis condições em prol dos outros, seja no combate a incêndios, no socorro à população perante catástrofes ou acidente, seja no serviço de emergência pré-hospitalar.
Efetivamente, reconhecendo o trabalho meritório realizado, a deputada lembrou que a Região tudo tem feito para valorizar estes profissionais. Desde logo, em 2018, com a aprovação do Estatuto Social do Bombeiro da Região Autónoma da Madeira, que veio trazer um conjunto de merecidos benefícios em áreas como as tarifas sociais, o apoio psicológico e o acesso aos cuidados em lares de terceira idade. Mas também, em sede de IRS, através das compensações auferidas pelas equipas de bombeiros que cumprem atribuições no âmbito do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais.
“Medidas que são essenciais para valorizar os soldados da paz, num justo reconhecimento por todo o seu trabalho”, disse, acrescentando que, no restante território nacional essa valorização, ao nível das isenções fiscais, não é uma realidade.
Cláudia Perestrelo salientou que o PSD Madeira continua ainda defender a eliminação da tributação, em sede de IRS, sobre as compensações e subsídios auferidos pelos bombeiros portugueses na prestação do serviço voluntário. Uma proposta que foi rejeitada em 2021, com os votos contra do PS, e que, apesar de ter sido submetida novamente àquele Parlamento, continua sem ser discutida.
A deputada realçou ainda a importância da implementação do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR), que tem permitido uma mais rápida e eficaz atuação e uma melhor articulação entre as diferentes entidades no que diz respeito aos fogos rurais, e que tem um grande foco na prevenção, com a realização de diversas ações de vigilância e de patrulhamento, que envolvem milhares de operacionais, que percorrem as florestas da Região.