Livro 'António Aragão, Os Olhos que Escutam o Mundo' com prémio nacional
Obra de banda desenhada editada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura tem autoria de Roberto Macedo Alves, Alexandra Esteireiro, Francisco Branco, Paola Rivas, Válter de Sousa e foi lançada publicamente em maio de 2022
O livro de Banda Desenhada 'António Aragão: Os olhos que escutam o mundo', editado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura em 2022 recebeu o prémio para 'Melhor Obra Nacional com Distribuição Alternativa' na 4.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas 2022.
O anúncio do prémio foi feito esta semana, pela organização, tendo sido destacado que 'António Aragão, Os Olhos que Escutam o Mundo' um livro inspirado na vida e obra de António Aragão, com textos do próprio, com corte, costura e alinhavos de Roberto Macedo Alves, criado em conjunto por este e Alexandra Esteireiro, Francisco Branco, Paola Rivas e Válter de Sousa e editada pela Secretaria de Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira na primavera de 2022, conquistou o júri”.
Referem ainda que “a obra não só sabe escapar das habituais armadilhas que tornam as biografias em BD muito pouco interessantes, como consegue criar uma obra irreverente, a qual provavelmente agradaria às diferentes facetas de Aragão. Inclusivamente, cada ilustrador foi responsável por uma faceta diferente, o que origina que cada prancha seja criada por diversos ilustradores. Congratulam-se os autores pela criação da obra, bem como a Secretaria de Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira por editar uma obra deveras interessante”.
Sobre o prémio agora atribuído, os autores da obra referem: “sentimos muita alegria pelo reconhecimento dado ao livro ‘Os olhos que escutam o mundo’, uma obra onde tentamos representar através de palavras e imagens a complexidade da vida e obra de António Aragão, considerando a incrível diversidade de interesses que abraçou e todas as áreas onde marcou pela diferença. Assim, tendo em conta todos estes aspetos, construímos um livro que se diferencia das biografias habituais em Banda Desenhada e que tenta utilizar de forma inovadora a linguagem da BD”. Deixam ainda “um agradecimento muito especial à Secretaria Regional de Turismo e Cultura por ter tornado possível a edição desta obra e por ter confiado na abordagem narrativa utilizada para representar a biografia de António Aragão de uma forma menos convencional.”
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha que este prémio significa, sobretudo, o “reconhecimento da qualidade e importância desta obra, única e inovadora no plano nacional”, não só pelo tema abordado, mas pela forma como foi elaborada por cinco jovens talentos da Região na área da BD. “A obra apresenta uma biografia de António Aragão em formato de Banda Desenhada. Mas não se trata de uma biografia no estilo tradicional, pois nas páginas deste livro, cinco criadores madeirenses, com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos aceitaram o desafio de criar em conjunto uma representação visual da natureza multifacetada da personalidade e da obra de António Aragão, figura incontornável da história e cultura madeirense, no âmbito das celebrações do centenário do seu nascimento que foram promovidas por esta Secretaria Regional ao longo de 2021”, recorda.
Congratulando Roberto Macedo Alves, Alexandra Esteireiro, Francisco Branco, Paola Rivas e Válter de Sousa por este prémio, Eduardo Jesus sublinha que esta distinção traz “a oportunidade acrescida de divulgar o talento destes cinco artistas e autores e de dar a conhecer a vida e obra de um dos maiores vultos da cultura regional”. “Espero ainda que o prémio sirva de incentivo para que estes criadores continuem a desenvolver cada vez mais trabalhos e projetos na área da BD que projetem o nome da Região para todo o mundo”, desafia ainda Eduardo Jesus.
Refira-se que os Prémios Bandas Desenhadas são atribuídos pelo bandasdesenhadas.com, uma das referências nacionais nas áreas de Banda Desenhada, livros ilustrados e outros meios de expressão artística frequentemente relacionados com estes. A entrega destes galardões realiza-se desde o ano 2019, com o propósito de promover anualmente a banda desenhada produzida e editada em Portugal, através da distinção dos melhores lançamentos editoriais de autores nacionais e estrangeiros. No início de cada ano, são atribuídos os Prémios relativos ao ano editorial anterior.
Para além da divulgação de lançamentos, o bandasdesenhadas.com tem vindo a trabalhar outras áreas de interesse como a didática, a investigação e a crítica, bem como a fotorreportagem de eventos e a publicação de diversas séries e one-shots de banda desenhada online. Entre os seus diversos projetos, encontra-se em elaboração a BD² – Base de Dados de Banda Desenhada.
Paralelamente, para além da organização dos Prémios Bandas Desenhadas, a equipa do bandasdesenhadas.com tem vindo a realizar diversas atividades extras ao site, como a curadoria de várias exposições de autores estrangeiros, moderação de mesas-redondas em diversos eventos, promoção da realização de portfolio reviews por um editor estrangeiro e organização de workshop para argumentistas e desenhadores de BD nacionais, bem como a colaboração com o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja com a presença de diversos autores estrangeiros ou o Festival de Banda Desenhada de Poznań, na Polónia, com a edição de publicações de BD de autores portugueses disponibilizadas no evento. O site foi ainda um parceiro do programa Bandas, transmitido na Rádio Zero durante 3 anos, e organizou os Prémios BD Disney durante 3 anos consecutivos.