Município de Câmara de Lobos recupera 'O Pescador'
Obra dos anos 60 estava dada como desaparecida
Um tríptico de MMMMM que tinha sido dado como desaparecido foi encontrado e será recuperado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, para depois o expor ao público.
A obra de arte está a ser equacionada para o novo Centro Interpretativo da Pesca e do Pescador de Câmara de Lobos, cujo concurso está a decorrer. A alternativa serão os paços do concelho.
Trata-se de um conjunto alusivo ao dia do pescador, da autoria de António Costa, com data estimada de execução dos anos 60 do século passado. De nome ‘Pescador’, são três baixos-relevos com pouco mais de um metro de altura por cerca de 60 cm de largura, executados em gesso pintado onde se visualiza a faina, o regresso a terra com o peixe e a passagem pela taberna.
O tríptico está em mau estado, segundo a autarquia. A par da fragilidade e das fissuras, que obrigam a um trabalho para evitar a desintegração, será alvo de limpeza para retirar a camada de sujidade que esconde actualmente as suas cores originais.
Antes de ter sido dada como desaparecida e agora devolvida, a obra esteve em exposição no antigo restaurante ‘Coral’, junto ao edifício da Câmara Municipal. A recuperação dos três painéis, a adjudicar em breve, é um primeiro passo para incluir ‘O Pescador’ no catálogo de esculturas públicas.