296 mil euros para estudar ligação entre Jardim da Serra e Curral das Freiras
Governo Regional já autorizou despesa para realizar estudo prévio, avaliação de impacte ambiental e projecto de execução da ligação rodoviária
"O mais provável" será construir um túnel no sítio do Lombo Chão, na parte do sul do Curral das Freiras. O presidente da junta local, Manuel Salustino, acredita "pela lógica" que será essa a solução a ser estudada, mas "também vai depender dos milhões que têm para gastar". Se houver muitos euros para despender existe outra alternativa mais dispendiosa que pode fazer nascer o "maior túnel da Madeira".
Passaram-se praticamente 64 anos desde que o troço entre a Eira do Serrado e o Curral das Freiras ficou concluído. Estávamos em 1959 e a importante ligação rodoviária mereceu inclusivamente a visita do então ministro das Obras Públicas, Eduardo de Arantes Oliveira, que inaugurou o trajecto hoje vedado à circulação automóvel.
Mais de meio século após a visita do ministro, nomeado por António de Oliveira Salazar, os tempos também foram evoluindo. Com alguma naturalidade, e depois de se inteirar ao longo dos seus mandatos dos anseios da população, Alberto João Jardim inaugurou, em 2004, o túnel entre a freguesia e a Ribeira da Lapa, infra-estrutura que não só conferiu maior segurança aos automobilistas, como também rapidez na entrada e saída da pitoresca localidade rumo... ao Funchal.