5 Sentidos

Prémio Literário João Augusto d’Ornelas com inscrições abertas até 19 de Julho

None

Os interessados em participar na 3.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas têm até dia 19 de Julho para submeter os seus trabalhos. Este prémio, organizado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, tem por objectivo prestar homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense do século XIX. O conto vencedor será publicado, haverá menções honrosas e ainda um prémio monetário de 1.500 euros ao primeiro classificado.

De acordo com nota da autarquia, "João Augusto d’Ornelas, nasceu no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de Agosto de 1833, tendo falecido no Funchal, a 11 de julho de 1886. Começou a sua actividade profissional como aprendiz de tipógrafo no jornal 'O Arquivista' e n’A Ordem', e foi redator do jornal 'O Direito'. Mais tarde, foi correspondente do Jornal do Comércio, de Lisboa, e do Comércio do Porto. Começou a publicar em jornais literários, tendo alcançado notoriedade com inúmeros folhetins divulgados na imprensa, com romances editados sob o signo do Romantismo, sendo 'A Mão de Sangue' a sua obra mais conhecida".

Com este prémio, a autarquia pretende dar a conhecer o seu patrono, estimular o gosto pela leitura e escrita, defendendo e valorizando a língua portuguesa. 

"É ainda, uma estratégia cultural da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promover e incentivar a criação literária através da escrita em prosa, sob a forma de conto, com tema livre, entre 20 a 25 páginas. Porém, deve estar patente no enredo, direta ou indiretamente, no mínimo, uma alusão às vinhas e/ou vinho Madeira, cuja cultura é uma marca da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos", refere.

“Tendo em conta a interessante participação registada nas duas primeiras edições, fica patente que ainda existem muitas histórias por contar, inspiradas pela envolvência cultural e humana do Estreito de Câmara de Lobos", assume o vice-presidente da autarquia, Leonel Silva, que detém o pelouro da Cultura.

O júri do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, será constituído por três elementos: Francisco Fernandes, Lília Mata e Laura Moniz. Haverá um 1.º prémio pecuniário, no valor de 1.500 euros, mas podem ser atribuídas menções honrosas, até a um máximo de duas. O trabalho vencedor com o 1.º prémio e as possíveis menções honrosas, serão editados em livro.

Para mais informações, poderá ser consultado o regulamento do Prémio, no portal de internet da autarquia.