Sindicato dos Professores da Madeira procura redução de 2 horas aos 50 anos
Desde 2005 que os educadores e professores do 1.º ciclo deixaram de ter o regime especial de aposentação, fazendo com que trabalhassem mais horas e se aposentassem ao mesmo tempo que os restantes colegas, tendo só uma redução de 5 horas a partir dos 60 anos.
Após anos de luta, o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) congratula-se por finalmente a Secretaria Regional de Educação ter apresentado uma proposta em relação às reduções da componente lectiva para o pré-escolar e 1.° ciclo.
Ao contrário do que está no Estatuto da Carreira Docente para os restantes sectores de 2h aos 50 anos, a proposta apresentada é de apenas 1h aos 50 anos, com o limite de 7h aos 60 anos ao contrário do que acontece com os outros professores.
Ana Isabel Alves coordenadora do pré-escolar do Sindicato dos professores da Madeira, afirma que a proposta continua a ser “altamente injusta” para os dois sectores de educação e ensino.
Assim sendo o SPM veio mais uma vez apelar à Secretaria Regional de Educação, para a apresentação de uma nova proposta igual ou equivalente aos restantes sectores, de forma a haver uma igualdade e equidade para todos os docentes da Região.