Conferência reúne na Madeira cerca de 270 investigadores e profissionais da indústria das fibras naturais
Será no Funchal, entre os dias 19 e 21 de Junho, que se realiza a 6.ª Conferência Internacional sobre Fibras Naturais (ICNF2023). O VidaMar Resort Hotel vai receber mais de 270 investigadores, profissionais da indústria e académicos de cerca de 40 países, numa organização da Universidade do Minho, em parceria com a Fibrenamics e a Sciencentris.
O tema deste evento será 'Soluções Sustentáveis Inspiradas na Natureza', destacando as fibras naturais como fundamentais para a criação de soluções inteligentes e ecológicas para as gerações futuras.
"Este é um dos principais encontros mundiais sobre fibras naturais, uma área com elevado potencial de inovação para responder as necessidades sociais e económicas de sustentabilidade e economia circular, com inúmeros projectos aplicados em sectores como saúde, defesa, construção, mobilidade ou têxteis", refere uma nota enviada à comunicação social
Entre os oradores estão nomes como You-Lo Hsieh (Universidade da Califórnia, EUA), M. Auxiliadora Prieto (Plataforma SusPlast e Conselho Nacional de Investigação de Espanha) e Nicola M. Pugno (Universidades de Trento, Itália, e Queen Mary de Londres, Reino Unido). A presença de entidades como o Centro de Investigação Técnica VTT (Finlândia), a Fraunhofer (Alemanha), a Fibrenamics (Portugal) ou as universidades de Tohoku (Japão), Plymouth (Reino Unido) e Deakin (Austrália) sublinha a importância da cooperação internacional no tema. O programa inclui mais de 180 apresentações orais, 85 posters e 20 submissões para o “Natural Fibrenamics Award”, que distingue projetos ímpares neste âmbito.
“Esperamos no final desta conferência avançar decisivamente no conhecimento sobre estes fantásticos materiais, que podem contribuir para um futuro melhor para todos”, afirma o coordenador da ICNF2023, Raul Fangueiro, também presidente da Fibrenamics e vice-presidente da Escola de Engenharia da UMinho.