Onze distritos do continente sob aviso amarelo devido a chuva e trovoada
Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na segunda-feira, devido à previsão de chuva e trovoada, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo estará em vigor entre as 07:00 e as 12:00 nos distritos de Braga e Viana do Castelo, por se preverem "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas", segundo informação disponível no site oficial do IPMA.
Nos distritos do Porto e de Aveiro, o aviso vigora entre as 09:00 e as 15:00, também devido à previsão de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas".
Nos restantes distritos -- Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco e Coimbra -- o aviso amarelo vigora entre as 12:00 e as 21:00, por estarem previstos "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, que podem ser ocasionalmente de granizo".
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para segunda-feira, no continente, além dos "períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial no interior", uma "pequena descida da temperatura máxima, mais significativa no Algarve".
As temperaturas mínimas irão variar entre os 12 graus centígrados na Guarda e os 20 em Faro, já as máximas oscilarão entre os 20 graus em Viana do Castelo e os 30 em Évora e Beja.