Madeira

"Não queremos tornar o mergulho científico tão caro"

Augusto Salgado, historiador e arqueólogo da Universidade de Lisboa e membro da Academia da Marinha, é um dos oradores do Primeiro Encontro Nacional de Mergulho Científico do MARE

None

A Madeira recebe o Primeiro Encontro Nacional de Mergulho Científico do MARE. O evento, que se realiza, entre hoje e sexta-feira, no Hotel Pestana Carlton, irá contar com a participação de mais de 40 investigadores, mergulhadores de todo o país e algumas figuras de destaque, como Augusto Salgado, historiador e arqueólogo da Universidade de Lisboa e membro da  Academia da Marinha. 

Augusto Salgado - que irá intervir amanhã, às 9 horas, com o tema 'Underwater Archaeology Search and Record Techniques', disse que relativamente ao mergulho científico, uma das grandes preocupações  está relacionada com os custos envolvidos na sua prática. 

A preocupação que nós, arqueólogos, temos relativamente ao mergulho científico está relacionada com o custo. Ou seja, às vezes já é difícil os jovens estudantes suportarem os custos normais do mergulho recreativo face aos valores envolvidos. E, por isso, não queremos tornar o mergulho científico tão caro, porque irá impedir que esses mesmos jovens façam arqueologia subaquática. Ou seja, tem de ser acessível para todos". Augusto Salgado

Na sua óptica, tem de ser encontrada uma solução, até porque "este é o futuro".

Seria mau se adoptássemos aquilo que é feito em alguns países, em que o mergulho de arqueologia e de biólogos é feito por pessoas que não têm curso profissional".
Augusto Salgado

O historiador e arqueólogo da Universidade de Lisboa e membro da Academia da Marinha não tem dúvidas de que é de extrema importância a Madeira receber um evento desta envergadura, até porque a Região tem sido "um bom laboratório de treino" . 

A Madeira é um bom sítio para formar uma escola de formação de mergulho científico, dada a boa visibilidade da água e outras condições benéficas para a prática de mergulho, nem sempre encontradas em Lisboa". Augusto Salgado

A abertura do encontro - às 9h30 - contará com a presença do secretário regional do Mar, Teófilo Cunha. O evento terá início com uma apresentação de Nuno Sá, intitulada 'O poder da imagem subaquática na promoção da  conservação dos Oceanos'. Além de Nuno Sá e Augusto Salgado, serão também oradores Frederico Almada, investigador do MARE e do ISPA e coordenador do programa Kids Dive, Diogo Paulo, investigador e coordenador do centro de mergulho científico do CCMAR na Universidade do Algarve, David Jacinto, investigador do MARE e da Universidade de Évora, Miguel P. Pais, investigador do MARE e da Universidade de Lisboa e João Franco, investigador do MARE e do Politécnico de Leiria.

Consulte o programa na íntegra: 

O Primeiro Encontro Nacional de Mergulho Científico do MARE realiza-se no âmbito das actividades de investigação, formação e divulgação  de ciência. Tem organização da equipa do MARE-Madeira/ARDITI, juntamente com  investigadores de outras unidades regionais do MARE. Financiado pelo MARE e por diversos projectos em curso (HE-CLIMAREST, INTERREG-MAC MIMAR+ e PLASMAR+), conta com o apoio do Grupo Pestana, da Dimmersions com a sua start-up MADALIA World, dos centros de  mergulho Madeira Divepoint e Porto Santo Sub, da MARES, da SSI, da Estação de Biologia  Marinha do Funchal, da Câmara Municipal do Funchal, do Instituto das Florestas e Conservação  da Natureza e da Direcção Regional do Mar. 

Saiba que outros assuntos marcam a agenda de hoje: 

Às 9 horas, os oficiais de justiça e demais funcionários judiciais em funções no núcleo do Funchal da comarca da Madeira estarão concentrados à porta do Palácio da Justiça do Funchal.

Pelas 15h30, o PSD Madeira reúne-se com representantes das associações de estudantes do ensino secundário. As declarações serão na sala de imprensa da Assembleia Legislativa da Madeira. 

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, entrega, às 16 horas, no auditório do edifício do Campo da Barca, apoios financeiros a 26 famílias, no âmbito do PRID, um projecto da IHM. 

A CDU promove, às 17 horas, uma iniciativa política para denunciar a inércia das autoridades em garantir o direito à mobilidade da população do Curral das Freiras, na Rua da Capela, no Curral das Freiras (junto à antiga Escola da Seara Velha).

Há conferência de imprensa da comissão organizadora da Rampa do Monte/ Município do Funchal, pelas 18h30, na Estrada Comandante Camacho de Freitas. 

Às 18h30 será igualmente apresentado o Torneio Camacha Cup, no auditório do Estádio da Camacha. 

Principais acontecimentos registados no dia 19 de Junho, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito e Dia Internacional da Drepanocitose:

1584 - Morre, com 57 anos, o arquiteto, pintor e escritor Francisco da Holanda, antigo bolseiro em Roma, discípulo de Miguel Ângelo, autor da "Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa", primeira proposta de ordenamento da capital portuguesa.

1623 - Nasce o pensador francês Blaise Pascal.

1862 - Abraham Lincoln sanciona a lei que proíbe a prática de escravatura nos EUA e apresenta proposta de emancipação dos escravos, que será assinada em janeiro de 1863.

1871 - Decorre a última das Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, organizadas por Antero de Quental, com Teófilo Braga, Eça de Queirós e Oliveira Martins, entre outros.

1911 - Sessão inaugural da Assembleia Nacional Constituinte.

A Assembleia Constituinte recém-eleita sanciona a República Portuguesa e a abolição da Monarquia. Estabelece as cores e o desenho da Bandeira Nacional e adota "A Portuguesa" para Hino.

1917 - A Câmara dos Comuns reconhece o direito de voto das mulheres britânicas com mais de 30 anos.

1923 - O revolucionário mexicano Pancho Villa é assassinado nas imediações de Parras de la

1933 - O partido nazi austríaco é dissolvido, mas a organização inspirada em Adolf Hitler prossegue as ações terroristas.

1945 - A Assembleia-Geral das Nações Unidas recusa a entrada de Espanha na organização, pela natureza do regime ditatorial.

1950 - A PIDE, polícia política portuguesa entre 1945 e 1969, prende o cientista e dirigente do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes.

1953 - Execução do casal norte-americano Julius e Ethel Rosenberg, nos EUA, acusados de espionagem a favor da URSS.

1961 - Guerra Colonial. Ataque dos guerrilheiros da UFA à vila de Ambriz, Angola.

- Independência do Kuwait, com o fim do protetorado britânico.

1962 - Proibição da prostituição e das casas de passe, com publicação do diploma em Diário de Governo.

1964 - O Senado dos EUA aprova a carta dos direitos cívicos, que suprime as políticas segregacionistas praticadas pelos diferentes Estados.

1984 - Operação policial concertada neutraliza as Forças Populares 25 de Abril.

1985 - Começa a publicação do "Diário de Aveiro".

1987 - Um ataque com um carro-bomba levado a cabo pela organização separatista basca ETA no parque de estacionamento de um centro comercial em Barcelona provoca 21 mortos e 45 feridos.

1990 - É assinada, pela Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e Países Baixos, a convenção de Schengen que completa o acordo com o mesmo nome e define as condições de aplicação e as garantias de realização da livre circulação.

1991 - O narcotraficante colombiano Pablo Escobar Gaviria, patrão do cartel de Medelin, entrega-se às autoridades do país.

1992 - Os irlandeses aprovam, em referendo, o Tratado de Maastricht.

1993 - Morre, aos 81 anos, William Golding, escritor britânico, autor de "O Deus das Moscas", Nobel da Literatura em 1983.

2000 - As autoridades alfandegárias britânicas encontram os corpos de 58 imigrantes ilegais no contentor de um camião holandês estacionado no porto de Dover.

2001 - É encontrado, no rio Douro, o último dos veículos desaparecidos na queda da ponte de Entre-os-Rios, ocorrida a 04 de março.

2002 - O Conselho de Ministros aprova a nova Lei de Bases de a Lei de Base da Segurança Social.

2003 - Vaga de calor. Temperaturas acima da média anual, para a época, intensificam os fogos florestais nos 18 distritos do Portugal Continental.

2004 - Morre Óscar Ribas, escritor e etnólogo angolano. Tinha 95 anos.

2005 -José Ribeiro e Castro é eleito presidente do CDS.

- Tiago Monteiro conquista o 3.º lugar no Grande Prémio de F1 dos EUA, prova que contou apenas com seis pilotos, tornando-se o primeiro piloto português a subir ao pódio numa prova de Fórmula 1.

- A coligação anti-síria de Saad Hariri vence a última fase das eleições no Líbano, garantindo a maioria no Parlamento.

2006 -- O Governo apresenta a nova proposta de Lei das Finanças Locais.

- A Comissão Nacional de Proteção de Dados autoriza a publicação da lista de devedores às Finanças e à Segurança Social.

- O número de deslocados timorenses, depois de mês e meio de confrontos, ascende a 133 mil pessoas.

2007 - O X Governo Regional da Madeira, chefiado por Alberto João Jardim, toma posse perante a Assembleia Legislativa da Região.

- O Parlamento Europeu aprova o novo acordo de pescas entre a União Europeia e São Tomé e Príncipe, que contempla licenças para cinco embarcações portuguesas.

- O jornalista do "The Washington Post" Rajiv Chandrasekaran é distinguido com o Prémio Samuel Johnson de Não-Ficção, um dos mais reputados galardões literários do mundo nesta categoria, pelo livro "Imperial Life In The Emerald City", sobre a zona verde de Bagdad.

2008 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia chegam a acordo para o levantamento das sanções a Cuba.

2010 - O antigo primeiro-ministro francês Dominique de Villepin lança em Paris o seu movimento político República Solidária, que se pretende como "alternativa" à atual maioria gaulista liderada pelo Presidente da República.

2012 - O documento final da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 é aprovado por consenso após seis dias de intensas negociações, mas com a maior parte dos países a saírem insatisfeitos.

- Portugal passa a ser signatário formal do tratado que cria o Mecanismo Europeu de Estabilidade, com a publicação em Diário da República da resolução do Parlamento que o aprova e da respetiva ratificação pelo Presidente da República.

- Morre, com 78 anos, Alketas Panagoulias, treinador que levou a Grécia à primeira participação num Europeu - Itália1980 -, e num Mundial - EUA1994.

2013 - O BCP conclui o processo de venda do grego Millennium Bank ao Piraeus Bank.

- A proposta de lei do Governo de Orçamento Retificativo é aprovada em votação final global com os votos da maioria parlamentar PSD/CDS-PP, e os votos contra de todos os partidos da oposição.

- O emigrante Lino Pires, de 80 anos, recebe das mãos de Isabel II a Medalha do Império Britânico.

- Morre, aos 51 anos, James Galdolfini, ator protagonista da série "Os Sopranos".

2014 - Felipe de Borbón é proclamado Felipe VI, rei de Espanha, durante uma sessão histórica conjunta das duas câmaras das Cortes Gerais espanholas.

2015 - Os presidentes das construtoras brasileiras Odebrecht e Andrade Gutierrez são detidos por suspeita de envolvimento com a corrupção na Petrobras, na 14.ª fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal e do Ministério Público. 

- Morre, aos 90 anos, o escritor norte-americano, James A. Horowitz, James Salte.

2016 -- Morre José Luís Sapateiro, autor da Lei Sapateiro que regulou a bolsa portuguesa em 1991, e secretário de estado do tesouro entre 1972 e 1974. Tinha 89 anos.

2017 - O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e o ex-presidente Hermínio Loureiro são detidos por suspeitas de corrupção, prevaricação, peculato e tráfico de influência.

2019 - A justiça francesa decide levar a julgamento o ex-Presidente Nicolas Sarkozy num caso em que é acusado de corrupção de um magistrado.

2020 -- Morre, aos 88 anos, Ian Holm Cuthbert, ator britânico que participou em filmes como "Momentos de Glória" e "O Senhor dos Anéis".

- Morre, com 55 anos, Carlos Ruiz Zafón, escritor espanhol, autor de "A Sombra do Vento", que em 2006 venceu o prémio Correntes de Escritas/Casino da Póvoa de Varzim.

2021 - O filme "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, vence o Prémio Especial do Júri e o Prémio do Público do festival de cinema documental One World, da Roménia.

- O triatleta português Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de sub-23 de triatlo 'sprint' nos Campeonatos da Europa que decorreram em Kitzbühel, na Áustria, terminando a prova com o tempo de 32.29 minutos.

- Morre, aos 78 anos, Carlos Miguel, ator, artista plástico, escritor, nome da comédia e do teatro de revista, conhecido como O Fininho, do antigo concurso "1, 2, 3" da RTP.

2022 - A coligação que apoia o Presidente francês, Emmanuel Macron, obtém 245 deputados na Assembleia Nacional na segunda volta das eleições legislativas, ficando a 44 dos 289 necessários para a maioria absoluta.

- O Benfica conquista, pela quinta vez seguida, o título de campeão nacional de futsal feminino, ao vencer por 1-0 o Nun'Álvares, no quarto jogo da final do 'play-off' da competição, em Fafe.

Este é o centésimo septuagésimo dia do ano. Faltam 195 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: "O próprio viver é morrer". Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português.