Primeiro voo entre Iémen e Arábia Saudita reflecte alívio de tensões na região
O primeiro voo comercial da capital do Iémen, controlada pelos houthis, para a Arábia Saudita desde 2016 descolou hoje, transportando peregrinos, em mais um sinal de alívio de tensões na região.
Um avião da Yemenia Airways, com 277 passageiros a bordo, viajou entre o Iémen e a Arábia Saudita, sete anos após o bloqueio do aeroporto internacional de Sana pela coligação militar liderada pela Arábia Saudita que luta contra os rebeldes houthi apoiados pelo Irão.
"Espero que o bloqueio termine e que o aeroporto permaneça aberto. Estamos muito felizes e aliviados", disse Mohammad Askar, um dos peregrinos iemenitas que participou na viagem aérea.
O voo é o primeiro desde que a coligação militar encerrou o aeroporto de Sana, em agosto de 2016, mais de um ano após o início da campanha militar da Arábia Saudita para erradicar os houthis.
Centenas de milhares de pessoas morreram como causa direta deste conflito ou por causas indiretas, como falta de comida ou água, naquela que as Nações Unidas classificam como uma das mais graves crises humanitárias no mundo.