Depressão Óscar Madeira

Dois dos percursos pedestres no Parque Ecológico do Funchal já reabriram

Permanece encerrado o trilho ao longo da Levada do Barreiro, que sofreu danos mais avultados devido à passagem da depressão Óscar pela Região

None
Foto DR/Visitmadeira

Dois dos três percursos pedestres classificados que estão integrados no Parque Ecológico do Funchal (PEcoF) já reabriram, após terem sido encerrados para manutenção, na sequência da passagem a depressão Óscar pela Madeira. 

Conforme o DIÁRIO conseguiu apurar junto da entidade responsável pela sua manutenção, a Câmara Municipal do Funchal, a Vereda do Burro (PR 3) e o Caminho Real do Monte (PR 3.1) já se encontram transitáveis, após terem sido limpas as pequenas derrocadas que dificultavam a circulação nestes dois trilhos. 

Encerrado permanece o percurso ao longo da Levada do Barreiro (PR 4), que, devido à muita chuva que caiu no início da semana passada nas zonas montanhosas, particularmente nas serras do Funchal, sofreu danos maiores, com algum piso e o próprio canal a ficarem danificados. Para já, ainda não há qualquer previsão para a reabertura destes percursos pedestres classificados, já que a autarquia funchalense ainda está a avaliar os danos, com vista à sua reabilitação. 

Fechados mantêm-se, por enquanto, outros cinco percursos pedestres que integram a lista de trilhos classificados da Região. De acordo com a informação disponibilizada nas páginas oficiais do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), entidade gestora destes itinerários, e do Turismo da Madeira, permanecem encerrados os percursos: PR 1 - Vereda do Areeiro; PR 12 - Caminho Real da Encumeada; PR 15 – Vereda da Ribeira da Janela; PR 17 – Caminho do Pináculo e Folhadal; PR 20 - Vereda do Jardim do Mar; e o PR 23 - Levada da Azenha.