Dois dos percursos pedestres no Parque Ecológico do Funchal já reabriram
Permanece encerrado o trilho ao longo da Levada do Barreiro, que sofreu danos mais avultados devido à passagem da depressão Óscar pela Região
Dois dos três percursos pedestres classificados que estão integrados no Parque Ecológico do Funchal (PEcoF) já reabriram, após terem sido encerrados para manutenção, na sequência da passagem a depressão Óscar pela Madeira.
Conforme o DIÁRIO conseguiu apurar junto da entidade responsável pela sua manutenção, a Câmara Municipal do Funchal, a Vereda do Burro (PR 3) e o Caminho Real do Monte (PR 3.1) já se encontram transitáveis, após terem sido limpas as pequenas derrocadas que dificultavam a circulação nestes dois trilhos.
Encerrado permanece o percurso ao longo da Levada do Barreiro (PR 4), que, devido à muita chuva que caiu no início da semana passada nas zonas montanhosas, particularmente nas serras do Funchal, sofreu danos maiores, com algum piso e o próprio canal a ficarem danificados. Para já, ainda não há qualquer previsão para a reabertura destes percursos pedestres classificados, já que a autarquia funchalense ainda está a avaliar os danos, com vista à sua reabilitação.
Fechados mantêm-se, por enquanto, outros cinco percursos pedestres que integram a lista de trilhos classificados da Região. De acordo com a informação disponibilizada nas páginas oficiais do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), entidade gestora destes itinerários, e do Turismo da Madeira, permanecem encerrados os percursos: PR 1 - Vereda do Areeiro; PR 12 - Caminho Real da Encumeada; PR 15 – Vereda da Ribeira da Janela; PR 17 – Caminho do Pináculo e Folhadal; PR 20 - Vereda do Jardim do Mar; e o PR 23 - Levada da Azenha.