Empresas 'amigas do ambiente' podem vir a ter mais benefícios na Zona Franca da Madeira
O secretário regional das Finanças salientou que o Governo Regional pretende que a sustentabilidade ambiental seja um dos objectivos no novo regime de auxílios de Estado da Zona Franca. Rogério Gouveia falava na cerimónia de entrega de Prémios da 13.ª Edição do Prémio Ambiental ZFI.
No fundo, o objectivo passa por “uma majoração no potencial benefício fiscal que venham a obter”, uma vez que considera que a política fiscal é também uma boa componente para estimular bons comportamentos como aqueles que foram tidos pelas empresas agora premiadas.
Rogério Gouveia frisou o facto de algumas das empresas hoje premiadas serem reincidentes, o que demonstra o compromisso a longo prazo para com esta causa.
“Neste particular, aqui, relativamente à Zona Franca industrial, vejo com enorme satisfação o aumento de empresas que têm a sua certificação ambiental”, salientou o governante.
Na ocasião, deixou dois desafios. O primeiro pretende que mais empresas adiram ao programa, agregando mais parceiros para a causa ambiental. Outro desafio é alargar este programa aos armadores, premiando aqueles que tenham embarcações que promovam o objectivo climático.
Quanto ao Registo Internacional de Navios da Madeira, afirma que este quer continuar a crescer com embarcações modernas e amigas do ambiente.