Madeira

“Estamos a fazer um grande caminho” na optimização da tecnologia no rendimento desportivo

Hélder Lopes, professor do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa

None

A dimensão humana foi a tónica da intervenção de Hélder Lopes, professor do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa, orador na conferência – debate sobre ‘Optimização do rendimento desportivo e tecnologias aplicadas’, a decorrer neste final de tarde na Sala do Pátio da Universidade da Madeira (UMa), no Funchal.

Hélder Lopes falou sobretudo da investigação e da formação ao nível da dimensão humana, para concluir que a tecnologia “é só um instrumento”. Reconheceu a importância das tecnologia no rendimento desportivo, mas quando questionado sobre os principais desafios colocados à tecnologia aplicada numa perspectiva de rendimento desportivo, o conceituado docente da UMa não tem dúvidas que “são muitos os desafios”. Desde logo porque implica

“protocolos rígidos”, condição que considera colocar muitas “entropias” nas equipas profissionais, face às múltiplas exigências que são colocadas na alta competição.

Admite que nesta área “estamos a fazer um grande caminho”, mas também lembra que a constante evolução tecnológica obriga a que “não haja limites de investimento”, sob pena dos meios/modelos em prática ficarem rapidamente desactualizados. “Mas tem de haver retorno”, manifesta.

Entre o público presente na Sala do Pátio da Universidade da Madeira houve quem questionasse os oradores sobre os resultados das avaliações feitas à equipa profissional do Marítimo. A “questão inquietante” associada ao (mau) resultado desportivo do Marítimo não foi respondida. “Não podemos satisfazer a sua curiosidade por dever de sigilo”, justificou Hélder Lopes.

A conferência PORTUGAL+ Funchal 2023, evento de networking e promoção de Portugal e da sua diáspora é organizado por ocasião do 22º aniversário do BOM DIA, o primeiro jornal em linha das comunidades.

Evolução da tecnologia ajudará a prevenir o risco de lesão na alta competição

Élvio Rubio Gouveia, coordenador Científico do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa