Evolução da tecnologia ajudará a prevenir o risco de lesão na alta competição
Élvio Rubio Gouveia, coordenador Científico do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa
Com o desenvolvimento tecnológico e a inovação ao nível do controlo dos factores que determinam a performance de futebolistas, no futuro será possível prevenir o risco de lesão.
A convicção é de Élvio Rubio Gouveia, o coordenador Científico do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa, na conferência – debate ‘Optimização do rendimento desportivo e tecnologias’, a decorrer na Sala do Pátio da Universidade da Madeira (UMa), Funchal.
Depois de apresentar a estratégia do Departamento de Educação Física e Desporto, quer na formação, investigação e na prestação de serviços à comunidade, e as áreas de estudo da Educação Física e Desporto, o orador abordou o conceito de laboratório de optimização do rendimento através do Laboratório do Desporto para avaliação da aptidão física e monitorização da resposta locomotora e fisiológica.
Baseou-se no exemplo do Marítimo Training LAB para dar conta que esta aposta visou melhorar a qualidade da informação sobre as capacidades físicas dos jogadores durante a época desportiva; construir uma base de dados da instituição, sólida, com informação relevante sobre os jogadores; aproximar a Academia de instituições desportivas de referência; criar um laboratório de referência na área do treino e optimização do rendimento desportivo na RAM; integrar soluções alternativas com recurso às novas tecnologias no treino das capacidades físicas e mentais.
A pedagogia do exercício de treino, a avaliação e monitorização da resposta fisiológica em treino e competição foram aspectos destacados, assim como as lesões ocorridas e a inúmeras variáveis analisadas. Tudo factores que levam Élvio Gouveia a concluir que “possivelmente no futuro, com recurso a técnicas mais evoluídas, vamos poder se calhar prevenir” o risco de lesões na alta competição com recurso à avaliação da aptidão física e monitorização da resposta.
Realçou ainda a importância de a Região ter um laboratório desportivo, sobretudo em “criar u, laboratório de referência”, não apenas para o futebol, mas também para outras modalidades.
Intervenção feita na abertura do primeiro de três dias da conferência PORTUGAL+ Funchal 2023 (leia-se Portugal Positivo Funchal), um evento de networking e promoção de Portugal e da sua diáspora organizado no âmbito do 22º aniversário do BOM DIA, o primeiro jornal em linha das comunidades.