5 Sentidos

Museu de Fotografia da Madeira recebe conferência e oficina com Mário Cruz

None

O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s será palco, amanhã, sexta-feira, pelas 19 horas, para a conferência “Narrativa: Fotografia como forma de comunicação” com o X-Photographer Mário Cruz, duplo vencedor do World Press Photo, entre outros. A conferência, na qual o fotógrafo discutirá os seus diferentes projetos e o seu processo de trabalho, insere-se no âmbito da parceria entre aquele museu e a Fujifilm que prevê também, na manhã deste sábado, dia 17 de junho, a realização de uma oficina sobre o tema “Construir um Portfólio Fotográfico”.

Nesta iniciativa, a Fujifilm e o fotógrafo e fundador da Narrativa, Mário Cruz, desenvolvem uma oficina dedicada ao portfólio fotográfico onde são partilhadas dicas e sugestões para a apresentação de projetos e portfólios fotográficos.

No final, Mário Cruz está disponível para rever o portfólio de cada participante.

O acesso à conferência e oficina é livre, mas poderá haver limitações consoante a lotação do espaço no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes, daí que seja recomendada a realização de inscrição prévia através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJpYI9JlSgAut0mn3lbKvVmE22Sp6BhD-lQrKJv4GzX27i3w/viewform.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta a importância de mais esta iniciativa realizada no âmbito da parceria firmada entre o Museu de Fotografia da Madeira e a Fujifilm. “Este trabalho em parceria com outras entidades assume-se de primordial importância com vantagens recíprocas para todas aquelas que partilham e usufruem, neste caso da Cultura e da Fotografia”.

Sobre as iniciativas que vão decorrer amanhã e depois no Museu de Fotografia da Madeira, o governante acrescenta que “relevam o trabalho que é desenvolvido por aquele museu como um espaço vivo de cultura por onde passa o passado, o presente da fotografia”.

Refira-se que Mário Cruz é um fotógrafo independente que se dedica a temas relacionados com injustiça social e direitos humanos.

Os seus projetos têm sido mundialmente reconhecidos:

• Recent Blindness – Prémio Estação Imagem 2014; Roof – Prémio Magnum 30 Under 30 2015;

• Talibes, Modern Day Slaves – World Press Photo 2016, Picture Of the Year 2016, Magnum Photography Awards 2016 e Prémio Estação Imagem 2016;

• Living Among What’s Left Behind – World Press Photo 2019.

Tem publicado em diversos meios de imprensa como a Newsweek, International, The New York Times, Washington Post, CNN, El Pais, CTXT, Neue Zürcher Zeitung.

É autor de dois livros: Talibes, Modern Day Slaves – FotoEvidence; Living Among What’s Left Behind– FotoEvidence/Nomad.

Mário Cruz é também fundador do espaço “Narrativa”, em Lisboa, que tem a missão de partilhar e valorizar a fotografia como forma de expressão e comunicação.