Miguel Albuquerque defende regulamentação estadual para o sector da Inteligência Artificial
Empresas tecnológicas ajudam a "esbater dificuldades das periferias", diz governante
O presidente do Governo Regional considerou hoje que a aposta nas empresas tecnológicas, que na Região Autónoma da Madeira são já 419, é extremamente importante para "esbater as dificuldades das ultraperiferias". Miguel Albuquerque destacou as vantagens da Inteligência Artificial, em várias áreas da sociedade, dando como exemplos o sector energético ou o sector da saúde, mas desafiou também os Estados a criarem regulamentos para evitar os monopólios nesta área. "É essencial haver uma articulação do poder político e das empresas para que esta tecnologia seja regulamentada".
Não obstante todos os novos desafios, o governante considera que um dos receios é que a Região Autónoma da Madeira não esteja na linha da frente das Tecnológicas, que em breve poderão vir a ultrapassar os ganhos obtidos com o sector do turismo.
O presidente do Governo Regional falava na sessão de encerramento da terceira edição do Azure Open AI Summit, promovida pela IAMCP Portugal e a Microsoft, e que serviu para que os participantes pudessem trocar ideias e fazer networking, mas também ouvir sessões interactivas com especialistas e ‘use cases’ com exemplos de como poderá utilizar uma das principais inovações em Inteligência Artificial no desenvolvimento de soluções ponta a ponta, assentes na plataforma Azure.
A plataforma Azure tem mais de 200 produtos e serviços de cloud concebidos para ajudá-lo a dar vida a novas soluções – para resolver os desafios actuais e criar o futuro.