Desporto

Sensei Dozono trabalhou com karatecas da Associação Shotokan Kokusai Karate Santo António

None

Os karatecas da Associação Shotokan Kokusai Karate Santo António participaram, no passado fim-de-semana, no II Estágio Internacional Hanshi Kenzo Dozono, no Pavilhão dos Trabalhadores. A formação foi ministrada pelo sensei Hanshi Kenzo Dozono, oriundo do Japão, 9.º DAN no estilo de karate Shotokan.

De acordo com nota à imprensa, "Dozono, estabilizado no Canadá, formou centenas de karatecas e é uma referência mundial, uma lenda viva do karate". Para este estágio, fez-se acompanhar pelo Sensei António Terra 7º DAN, também ele estabilizado no Canadá, responsável por alguns Dojos que formaram campeões internacionais de karate.

Quem também se juntou a este estágio foi o clube de karate da Povoação e Vila Franca do Campo, dos Açores, de onde é natural o sensei António Terra.

"Hanshi Dozono, no seu registo característico, envolveu miúdos e graúdos num ambiente descontraído, imbuído de alegria e de muito “feeling”, como não deixava de insistir, para que tudo na vida fosse feito com sentimento e dedicação, sendo esse também, o caminho do karate-do", indica a mesma nota, acrescentando que "o estágio caracterizou-se pelo seu sentido prático e eficaz, em que o Sensei Dozono dinamizou e desconstruiu alguns movimentos do karate, presentes nos katas e os aplicou em situações de eventual confronto real".

Além disso, transmitiu que os instrutores cintos negros são exemplos para os mais novos, sendo necessário mostrarem ser humildes e, sobretudo, demonstrarem com sentimento adequado e serem criativos na pedagogia do karate.

"Os instrutores da ASKKSA tiveram outra responsabilidade acrescida, visto que seis deles, foram candidatos a exame de graduação DAN (níveis dos cintos negros) e que, apesar de uma avaliação exigente durante quatro dias, obtiveram com sucesso os patamares desejados", termina.