Madeira

José Manuel Rodrigues defende investimento nas famílias "para reduzir a pobreza"

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira defendeu esta quarta-feira, 14 de Junho na cidade de Balneário Camboriú, no Brasil, mais investimento nas famílias como forma de combater a pobreza e reduzir as desigualdades sociais.

Na sessão de abertura da Word Family Summit 2023 (Cimeira Mundial da Família), José Manuel Rodrigues começou por agradecer o convite para, como presidente do Parlamento madeirense, intervir na cimeira que reúne, no Estado de Santa Catarina, cerca de 250 participantes de 80 países.

“Este solo que pisamos, hoje, aqui, no Estado de Santa Catarina, foi povoado por madeirenses e açorianos e, reza a história, o primeiro Juiz Ordinário de Santa Catarina, em 1525, foi Antão Leme, um natural da ilha da Madeira”, enquadrou. “Como devem compreender é com um sentimento de grande alegria e de forte emoção que aqui estou, quase cinco séculos depois, a fazer de novo essa ponte entre o meu arquipélago e Santa Catarina”, regozijou-se.

“É nosso entendimento que investir nas famílias é, portanto, decisivo para que se venham a cumprir os compromissos assumidos no seio das Nações Unidas de reduzir a pobreza e as desigualdades sociais, para enfrentar as alterações climáticas e contribuir para um mundo mais justo para todos”, defendeu o presidente do Parlamento madeirense.

Não haverá Desenvolvimento e Prosperidade se não houver mais trocas comerciais e mais crescimento económico; e não existirá Parceria nem Paz se não existir maior interculturalidade e maior integração entre países e nações. As diferentes realidades entre continentes exigem multilateralismo e interpenetração e são, de certeza, um fator decisivo para o Desenvolvimento Sustentável nas suas várias dimensões. José Manuel Rodrigues, presidente ALRAM 

José Manuel Rodrigues entende que “cada um de nós é responsável e dependente do outro e ninguém pode ficar nas margens do desenvolvimento. A interdependência deve ser a palavra de ordem, nestas e em muitas outras matérias, como, por exemplo, na da nossa relação com a Natureza”.

A Cimeira Mundial da Família de 2023 decorre até sexta-feira na cidade de Balneário Camboriú, no Estado de Santa Catarina. O encontro conta com mais de 80 delegações de todo o mundo e mais de 300 pessoas, para debater o tema 'Investir nas Famílias - Acelerando a Década de Ação 2020-2030 e a plena implementação da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível subnacional e local'.

Da reunião sairá um documento orientador, com o contributo de todos os intervenientes, onde constam as estratégias de apoio às autoridades locais e às famílias para a implementação da Agenda 2030, com os seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).