Porto Santo condecora ex-autarca socialista
José Góis Mendonça recebe Medalha de Mérito Municipal no dia 24 de Junho
José Góis Mendonça, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Santo e histórico militante do PS-Madeira, será condecorado pelo actual executivo por ocasião das comemorações do Dia do Concelho, que se assinalam a 24 de Junho – ponto alto das Festas de São João.
O socialista, que liderou os destinos da Ilha Dourada entre 1976 e 1979 – num primeiro mandato – voltando em 1989 e mantendo-se no cargo até 1997, irá receber das mãos do actual presidente, Nuno Batista, a Medalha de Mérito Municipal, isto depois de a vontade do actual edil ter sido aprovada na última Reunião de Câmara.
A escolha advém, essencialmente, pelos “benefícios” que José Góis Mendonça implementou no Porto Santo, como “melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história e outros actos de notável importância, justificativos deste reconhecimento”.
Embora o feriado municipal do Porto Santo tivesse sido criado em 1970, as marchas de São João, no figurino actualmente reconhecido, começaram alguns anos mais tarde. Foi em 1978, na presidência de José Góis Mendonça e organizadas pela própria autarquia, que as marchas saíram à rua, fazendo com que nos anos seguintes acabasse por surgir o grupo do Dragoal (1980). Mais tarde, juntou-se à festa a Camacha (1989) e os restantes sítios logo no início da década de 90.
E é precisamente a partir de 1990, em novo mandato de José Góis Mendonça, que se iniciaram as marchas como elas são na actualidade, à responsabilidade da Câmara Municipal, no que diz respeito ao apoio financeiro, logístico e organização.
Foi no início dos anos 90 que várias pessoas se juntaram e fizeram, durante vários anos, as marchas dos sítios do Porto Santo. Uma tradição que ainda se mantém nos dias de hoje, mas que efectivamente teve início nos mandatos de José Góis Mendonça. Nuno Batista
Festas de São João “têm de ter uma identidade própria”
A Câmara Municipal do Porto Santo realizou ao final da tarde no centro da cidade, a apresentação das festas do concelho, conhecidas como Festas de São João.
Nuno Batista vai também entregar no dia 24 de Junho a Medalha dos 35 Anos de Serviço Municipal, em ouro, a sete funcionários do Município “pelos seus 35 ou mais anos de serviço”, período onde “cumpriram de forma exemplar todos os seus deveres” e se distinguiram pelo “zelo, competência, decisão e espírito de iniciativa”.
Carlos Diamantino Santos Drumond, José Cândido Silva, Manuel Lino Santos, Francisco Xavier Dias, José Raimundo Melim Drumond, Bela José Teixeira Rodrigues e Ludgero Manuel Dias serão os funcionários agraciados.
Município ouviu antigos autarcas
As portas do auditório da Câmara Municipal do Porto Santo abriram na última semana para que se realizasse o I Encontro de Antigos Autarcas Locais. Um evento que contou com a participação de 20 figuras que exercem ou exerceram cargos autárquicos, desde presidentes, vice-presidentes, vereadores, presidentes de assembleia ou de junta de freguesia ligadas aos mais diversos partidos políticos.
Para o presidente Nuno Batista, o encontro foi promovido “num momento de particular debate e reflexão sobre o papel e as funções de um autarca no seu Município, permitindo de uma forma directa o contato com as pessoas que já têm experiência passada na política e que podem dar contributos, ideias e pensamentos, sempre tendo em conta o futuro do Porto Santo e dos porto-santenses”.
Depois de mais de um ano e meio à frente dos destinos desta Câmara, vários foram os compromissos assumidos, projectos concretizados, parcerias decisivas para o sucesso deste mandato, acima de tudo para corresponder aos anseios dos porto-santenses. Reunimos para partilhar ideias, pensamentos e experiências, tudo em prol da nossa terra. Nuno Batista