Desporto

Madeirenses participam nos campeonatos da Europa de atletismo

None

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou a convocatória para o Campeonato da Europa de Equipas, competição que vai decorrer entre os dias 23 e 25 de Junho, sendo de realçar o facto da Madeira compor quase 10% da Seleção Nacional A.

Dois representantes no lançamento do martelo, tanto masculino como feminino são madeirenses.

São quatro os atletas madeirenses que irão representar o país neste europeu: Mariana Pestana, Décio Andrade, Pedro Buaró e Rosalina Santos. De assinalar também a presença de Sérgio Cruz treinador (dos lançadores Mariana Pestana e Décio Andrade) nesta convocatória á seleção de Portugal. Ainda de registo a presença de Delvis Santos atleta continental que milita na A. Jardim da Serra.

De recordar que Mariana Pestana, atleta do GD Estreito, bateu na semana passada o recorde nacional de sub-23 no lançamento do martelo, com a marca de 68,50 metros, segunda melhor de sempre e aproximou-se consideravelmente do recorde absoluto nacional de Vânia Silva (69,55 metros). A madeirense é detentora da sexta melhor marca europeia do ano e irá participar também no Campeonato da Europa de sub-23. 

Décio Andrade, atleta do SL Benfica, que estuda nos EUA, lidera o ranking nacional absoluto do ano no lançamento do martelo com a marca de 73,81 metros e terminou os Campeonatos Universitários Americanos num excelente quarto lugar. 

Os dois atletas do lançamento do martelo serão acompanhados pelo seu treinador, Sérgio Cruz, figura que contribuiu muito para o crescimento do Atletismo na nossa ilha. 

Pedro Buaró  irá ser o representante nacional no salto com vara, o atleta do SL Benfica tem estado em excelente plano este ano, sendo neste momento o líder nacional absoluto. Buaró bateu também o recorde nacional de sub-23, com uma marca de 5,51 metros. 

Rosalina Santos, atleta do Sporting CP, vai competir na competição da estafeta de 4x100m. De recordar que a madeirense atingiu o ponto mais alto da sua carreira no início deste mês quando fez parte do quarteto que bateu o recorde nacional absoluto (44,43 segundos), em Huelva, quebrando uma marca que já tinha 14 anos. 

De referir que todos estes atletas madeirenses foram formados pelo Grupo Desportivo do Estreito, clube que muito tem investido no Atletismo, sendo um dos baluartes na modalidade tanto na Região como a nível Nacional.

Esta convocatória é o resultado do apoio do Governo regional ao desporto, de muitos anos de trabalho, tanto da AARAM, como de todos os clubes da Região, e mesmo com dificuldades de falta de pistas (aqui na Região) fazem um excelente trabalho levando-nos a sonhar que atletas Madeirenses da modalidade poderão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.