Festival Raízes do Atlântico terá seis concertos em três dias
A 22.ª edição do Festival Raízes do Atlântico começa esta quinta-feira, 15 de Junho, na Praça do Povo. O festival inclui um programa de seis concertos em três, apresentando um leque variado de vozes e sonoridades que levam todos os presentes a viajar pelo mundo Atlântico.
O evento, organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, apresenta uma forte presença regional de bandas e artistas que dignificam a música madeirense, como C’azoada, Lidiane Dualibi e Balaio Brasil e os Fennel Shore & Petra Gomes. A estrear-se na Região estão os Senza e os Fogo Fogo e o regresso da cabo-verdiana Lura que encerra esta edição do Raízes.
O festival arranca pelas 20h30 com os madeirenses C’azoada. Constituída por oito elementos: Bernardo Leal; Elda Pedras; Humberto Pedras; Luís Cabral; Márcia Rodrigues; Pedro Barreto; Sara Rodrigues e Teresa Leão, a banda conta com cerca de duas décadas de existência. Tem raízes na Música Tradicional, onde se inspira e a partir da qual constrói o seu reportório, tendo por base o cancioneiro madeirense, preservando a sonoridade e identidade dos instrumentos tradicionais. Traduzem-se numa fusão entre o tradicional e o contemporâneo, com laivos de música Pop, Rock, Jazz e Erudita numa de celebração da World Music na Região Autónoma da Madeira. Os C’azoada exploram a versatilidade de cada música, com a criatividade e musicalidade que as libertam de conceitos fechados.
Neste primeiro dia, o 'Raízes' recebe, pelas 22h30, a estreia dos Senza, um projecto formado por Catarina Duarte e Nuno Caldeira, em 2015, e após uma viagem de 3 meses pelo Sudeste Asiático.
O nome do grupo tem origem num dos instrumentos usados no álbum de estreia: um idiofone de origem africana. Já editaram três álbuns: 'Praia da Independência', 'Antes da Monção' e 'Próxima Paragem', e têm vindo a actuar em diversos países na Europa África Austral e na América (Estados Unidos, Brasil e México). Em 2019 foram a aposta de Portugal para o certame de jazz europeu na Cidade do México, EuroJazz. Já actuaram também no Festival Bons Sons, num concerto descrito como "mágico e incrível" pela organização do festival. Misturando sonoridades de diferentes continentes, os Senza trarão ao Raízes do Atlântico 2023 uma viagem pelo mundo.
Todos os concertos são de acesso gratuito, sendo de salientar que, no local, serão disponibilizados lugares sentados.
Para mais informações pode ser consultado o site oficial do evento https://raizesdoatlantico.madeira.gov.pt/.