Pequenos ‘engenheiros’ apresentam projectos de Robótica e modelação no Colégio Santa Teresinha
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, esta manhã, o Colégio Santa Teresinha, onde assiste à apresentação de 33 trabalhos desenvolvidos, ao longo deste ano lectivo, pelos alunos dos clubes de Robótica e Tecnoartes daquele estabelecimento de ensino.
“Temos aqui 120 alunos que, através de forma lúdica, conceberam projectos muito interessantes com ideias do dia a dia, para que o robot também possa interagir com o humano”, explicou o professor Rúben Alves, acrescentando que os dois clubes funcionam semanalmente com uma carga horária de 45 minutos.
Estou bastante impressionado. O Colégio de Santa Teresinha, por iniciativa própria, tem dois clubes de robótica e programação ligado também às artes. Tem cerca de 120 alunos, muitos deles do 1.º ciclo, que começam a ingressar rapidamente no manuseamento, programação e, sobretudo, na ligação entre a robótica e os sensores Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional
O clube de Robótica, que conta com 120 alunos, tem como objecitvos: fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia, nas áreas de computação, electrónica e mecânica; promover o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, tais como a física, a matemática, a informática, a mecânica, as línguas estrangeiras, entre outras; estimular a criactividade e a inteligência; tornar o aluno um agente activo do seu próprio conhecimento; incentivar o trabalho de grupo e explorar aspectos de pesquisa, construção e a automação.
Quanto ao clube de Tecnoartes, que engloba 20 estudantes, os jovens aprendem a modelação e impressão 3D, programação em Scratch, procedem à elaboração de projectos artísticos com placas Makey Makey, utilizam a realidade aumentada e fazem também montagem e configuração de computadores.