Madeira

Seis escolas da Madeira recebem pilhas e equipamentos eléctricos usados para ganhar cheques-prenda

None

Os seis estabelecimentos de ensino da Madeira, que participam na campanha 'Escola Electrão', estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados para ganhar cheques-prenda.

As escolas participantes nesta campanha recebem um prémio em função da quantidade recolhida e encaminhada para reciclagem. Cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos eléctricos usados vale um ponto. Por cada 10 pontos acumulados cada escola recebe um cheque-prenda de 75 euros. Este valor pode ser utilizado para adquirir novos equipamentos para apetrechar os estabelecimentos de ensino. 

“Ao longo de 11 edições esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes, o que é ilustrativo do envolvimento da comunidade escolar neste desígnio da reciclagem”, elogia o director-geral adjunto do Electrão, Ricardo Furtado, através de uma nota de imprensa.

A 12ª edição da iniciativa, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso para reciclagem, arrancou em Setembro e termina a 30 de Junho, acompanhando o ano lectivo.

Escolas aderentes da ilha da Madeira

Escola Básica da Lourencinha

Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos

Escola Básica Integrada da Quinta Grande, Câmara de Lobos

Escola Básica Integrada da Ribeira Brava

Escola Básica Ribeiro de Alforra, Câmara de Lobos

Escola Profissional Cristóvão Colombo – Funchal

Alunos premiados no 'Repórter Electrão'

A campanha 'Escola Electrão' desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem no âmbito do concurso trimestral 'Repórter Electrão'.

No primeiro período as embalagens serviram de inspiração aos trabalhos. Um professor e três alunos do primeiro ciclo da Escola Básica da Lourencinha, na ilha da Madeira, foram premiados. No segundo período o tema foi a reciclagem de equipamentos eléctricos. 

Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. As escolas com trabalhos vencedores ganham 10 pontos adicionais por cada trabalho, que acumulam com os pontos obtidos pelo encaminhamento dos equipamentos para reciclagem.