Juízes fazem dos tribunais um circo
Há 10 anos, escrevi uma carta "os juízes devem estar loucos". Nessa carta abordava a incoerência das penas suspensas, que talvez até tivessem nascido como forma de perdoar quem não interessava ou não havia coragem para "castigar"... Escrevi também sobre o facto de, se as penas eram muito pesadas, deviam ser diminuídas. Mas, deviam ser sempre efetivas e não suspensas, nos casos que se comprovasse culpa, embora com atenuantes e nesses e apenas nesses casos, sempre uma pena mínima! Afinal é para isso que foram criadas!
Infelizmente, só tenho visto a situação piorar. Não sei se pela falta de maturidade e sensibilidade, dos que representam os órgãos de Justiça e Fiscalização, mas, o certo é que, cada vez mais, temos visto a sociedade entrar em declínio, quer pela falta de fiscalização, quer pela corrupção de muitos casos que nem chegam a julgamento efetivo, quer pelos responsáveis por aplicar a lei simplesmente não a aplicarem eficazmente quando raramente chega a hora. E não ponhamos "paninhos quentes": muito do mal que por aí tem crescido, é pura culpa da muita inação dos representantes da Justiça!
Muitos delitos menores, são punidos com mão muito mais pesada, em comparação com crimes, e repito, CRIMES (!), que são ignorados e a quem não são atribuídas penas (ou atribuem as chamadas penas suspensas). E o cúmulo, penas suspensas dadas de forma consecutiva! A lei deve ser mole/compreensiva e a justiça dura! O que temos são leis duras e uma Justiça mole!
Como cidadão de um país democrático e livre, com direito a manifestar a minha opinião - embora possa não ser bem recebida pelas respetivas partes, que possam se sentir tocadas - digo: esta Justiça anda uma palhaçada e está desgraçando a nossa sociedade!
Duarte Sousa Melim