Madeira

Placa Central está esta semana mais colorida

Semana Regional das Artes reforça a atractividade da cidade do Funchal

None

Mais de uma centena de trabalhos de expressão plástica voltam a dar (muito) mais cor ao centro da cidade do Funchal nesta que é a Semana Regional das Artes 2023.

Acompanhado do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marcou presença esta tarde na Placa Central da Avenida Arriaga, onde decorre a colorida e atractiva exposição integrada nesta que é a 12ª Semana Regional das Artes.

“Todas as escolas da Região, desde o 1º Ciclo até ao Ensino Secundário, incluindo também as Centros de Actividades Ocupacionais”, num total de mais de uma centena de estabelecimento de educação e ensino, marcam presença com trabalhos expostos da autoria de cerca de quatro mil alunos ‘artistas’ e 120 professores, salientou o coordenador de Expressão Plástica da Direcção de Serviços de Educação Artística, Ricardo Lapa.

“Quem passar aqui na avenida pode apreciar as esculturas e aprender um bocadinho do história de arte, um bocadinho sobre o estilo da ‘Pop Art’, os artistas e as suas técnicas, por isso isto é importante trabalhar nas escolas e trabalhar para a comunidade, porque cria uma lição de história de arte para as pessoas e para quem visita a exposição. Os professores enriquecem, os alunos aprendem imenso e a população fica muito mais interessada no estilo de arte que nós temos nos nossos dias”, reforçou o coordenador de Expressão Plástica.

Já a directora de Serviços de Educação Artística, Natalina Santos, destacou a amplitude desta Semana Regional das Artes em variados locais da cidade do Funchal, como o Auditório do Jardim Municipal, Assembleia Legislativa da Madeira, Praça da Restauração, Praça do Povo, Centro Comercial Madeira Shopping, Museu de Electricidade - Casa da Luz, Avenida Arriaga, Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

“Compreende 31 eventos a acontecerem em vários espaços da baixa funchalense e também em dois espaços comerciais com exposições”, neste caso patentes no Madeira Shopping e na Casa da Luz