Confirmada realização do Congresso da Liga Europeia de Natação em Setembro na Madeira
Também o Campeonato da Europa de Juniores de natação artística realiza-se em Agosto, na Madeira
A Madeira vai acolher, em Setembro, o Congresso da Liga Europeia de Natação. A confirmação é dada por Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura, após uma reunião realizada esta terça-feira, em Genebra, na Suíça, na sede da Liga Europeia de Natação (LEN).
Além disso, está também confirmada a realização do Campeonato da Europa de Juniores de natação artística em Agosto. Ainda em fase negocial está a possibilidade de, em Novembro, a Região acolher o Campeonato Europeu de Masters em piscina curta.
Eduardo Jesus refere que a reunião realizada serviu, sobretudo, para reforçar a parceria que está a ser desenvolvida com a Liga Europeia de Natação com vista à captação de eventos para a Madeira. “O principal objecivo é o de fazer com que este envolvimento seja mais do que pontual”, reforça. “Pretendemos que a sequência de eventos organizados por esta entidade de âmbito europeu possa reforçar o posicionamento da Madeira como destino activo durante todo o ano, tendo sobretudo em conta que a natação se encaixa claramente na marca que desenvolvemos, a MOT - Madeira Ocean & Trails”.
Nesta reunião participou também o presidente da LEN, António Silva, bem como o director executivo e o director-adjunto executivo da LEN, Patrice Coste e Gianni Minervini, e ainda Mestre Barbosa, director geral da MB Tours, DMC dos eventos promovidos pela LEN na Madeira.
Os três eventos abordados na reunião com o Secretário Regional, sendo que dois estão já confirmados, tratam-se, segundo o governante, de “eventos de referência ligados à natação e que são tratados ao mais alto nível”. Por isso, a Região tem esta possibilidade de estar envolvida nas três realizações numa parceria estreita com a LEN através de ligação com a Federação Portuguesa de Natação e da Associação Regional de Natação.
Eduardo Jesus faz um balanço positivo a esta reunião “produtiva”. “Esta reunião apresenta-se como uma oportunidade de continuidade na colaboração e na afirmação da Madeira como um destino que acolhe este tipo de eventos desportivos”, salienta.
O governante recorda que, nos últimos anos, o Governo Regional e a Associação de Promoção da Madeira têm vindo a apoiar cada vez mais eventos desportivos de âmbito nacional e internacional que se realizam na Região, iniciativas que movimentam muitas pessoas, entre atletas, organização, familiares e aficionados. “Daí o nosso desejo de acolher o Campeonato Europeu de Masters em piscina curta. A confirmar-se a realização, serão milhares de pessoas que se vão deslocar à Madeira em Novembro, um mês muito importante para actividade turística. A captação deste evento dará certamente um impulso muito grande à actividade turística e económica da Região”, termina o governante.