Madeira

Empresa de Electricidade lança novo concurso para a compra de contadores inteligentes

None

A Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) voltou a lançar um concurso público para a aquisição de 150 mil contadores inteligentes. O anúncio do procedimento foi publicado em Diário da República no dia 7 de Junho, última quarta-feira.

Este concurso surge na sequência do chumbo do Tribunal de Contas ao contrato realizado com a Kaifa Technology, por 5,1 milhões de euros, na sequência de outro concurso público, lançado em Maio de 2022 e com aviso de prorrogação a 2 de Junho do mesmo ano, que teve um valor base de 6,8 milhões de euros.

O concurso agora em andamento tem um valor base de praticamente 6,2 milhões de euros e está a receber propostas durante 40 dias. Este valor, mais baixo do que o anterior, corresponde ao da mais alta proposta do concurso que não obteve o visto do Tribunal de Contas.

É previsto um prazo de execução de dois anos, que começam a contar após o visto do Tribunal de Contas.

Os contadores inteligentes permitem um controlo remoto, nomeadamente da leitura de consumos, corte de energia e reposição e perfil do consumidor. Permite ao consumidor pagamentos mais sincronizados com as datas de consumo e à eléctrica uma melhor gestão da rede e redução de custos associados à contagem.