MNE italiano interrompe viagem aos Estados Unidos devido à morte de Berlusconi
O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, interrompeu hoje a sua visita aos Estados Unidos para regressar a Itália, depois de ter tomado conhecimento da morte do antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, noticiou a agência italiana ANSA.
Segundo o jornal italiano La Stampa, Tajani, que se encontra numa deslocação aos Estados Unidos para encontros institucionais, deverá regressar a Itália logo a seguir a um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. Estava inicialmente previsto que a viagem de Tajani terminasse esta quarta-feira, 14 de junho.
Na sua conta oficial do Twitter, Tajani reagiu à morte de Silvio Berlusconi manifestando uma "dor imensa".
"Simplesmente obrigado Presidente, obrigado Silvio", lê-se na mensagem, acompanhada por uma foto de ambos a preto e branco.
Antonio Tajani, que foi presidente do Parlamento Europeu entre 2017 e 2019, é também coordenador nacional do partido Forza Italia, que foi fundado e era até agora liderado por Berlusconi.
Silvio Berlusconi, que hoje morreu aos 86 anos, foi uma figura polémica, magnata dos 'media', conservador e de direita e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011).
Foi alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2014.
Em 2022, o multimilionário regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Força Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni.