Ataque a tiro deixa nove pessoas feridas em São Francisco
Nove pessoas ficaram feridas, uma das quais em estado crítico, na cidade de São Francisco, no oeste dos Estados Unidos, num ataque a tiro que a polícia disse ser um incidente "direcionado e isolado".
De acordo com o jornal San Francisco Chronicle, o tiroteio aconteceu pouco depois das 21:00 de sexta-feira (05:00 de sábado em Lisboa), durante uma festa organizada por uma loja de vestuário na popular zona de Mission District.
A polícia de São Francisco disse inicialmente esperar que todas as vítimas "sobrevivessem aos ferimentos". Mas, horas depois, o hospital Zuckerberg San Francisco General disse que uma das vítimas permanecia em estado crítico.
Outro dos feridos permanecia em estado grave, quatro em estado estável e três já tiveram alta. Os feridos incluem oito homens e uma mulher, com idades entre 20 e 34 anos, disse o hospital.
O chefe da polícia de São Francisco, William Scott, descreveu a violência como "inaceitável".
"As pessoas devem sentir-se seguras para sair à rua em São Francisco sem medo de serem vítimas de violência armada", disse Scott.
"Os nossos investigadores estão a trabalhar diligentemente neste caso e teremos uma presença policial visível daqui para a frente, na comunidade onde isso ocorreu," acrescentou.
O Mission District é um dos bairros mais antigos de São Francisco, batizado em homenagem à Mission Dolores, uma missão espanhola que remonta a 1776. Historicamente latina, mas cada vez mais gentrificada nos últimos anos, a área abriga numerosos restaurantes e lojas.
A autarca de São Francisco, London Breed, disse que os serviços de emergência reagiram rapidamente ao tiroteio e sublinhou que "nenhuma vida foi perdida".
"Sei que há muitas perguntas e preocupações na comunidade e as pessoas querem respostas", disse a 'mayor'. "Ainda estamos a trabalhar para entender exatamente o que aconteceu e porquê e iremos partilhar informações assim que pudermos," acrescentou.