Comunidades Madeira

"Aqui, sente-se Portugal, aqui sente-se a portugalidade"

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira presidiu, na noite de sábado, na cidade de Santos, no Brasil, às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a convite do presidente da direcção do Centro Cultural Português, José Duarte Alves

None

Tal como anunciado, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) presidiu, na noite de sábado, na cidade de Santos, às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a convite do presidente da direcção do Centro Cultural Português, José Duarte Alves.

José Manuel Rodrigues no Dia de Portugal em São Paulo

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues participou na comemorações do Dia de Portugal que decorreram no edifício da Cinemateca Portuguesa de São Paulo.

A sessão solene, seguida de um jantar, realizou-se na sede do Centro Cultural Português e contou com a presença do prefeito de Santos, do presidente da Câmara Municipal de Santos, do presidente da direcção da Casa da Madeira de Santos, dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas, entre outras entidades destacadas da sociedade do Estado de São Paulo.

Através de comunicado, a presidência da ALM refere que, perante uma plateia de mais de 250 convidados, o presidente do parlamento madeirense proferiu um "discurso emocionado, sublinhando a raiz histórica e afetiva partilhada por Portugal e o Brasil, uma raiz funda e antiga, fruto de uma travessia transatlântica que trouxe muitos madeirenses a terras brasileiras".

"O Brasil é de Portugal e Portugal é dos brasileiros", afirmou José Manuel Rodrigues, dizendo-se muito honrado por ser recebido "nesta jóia da coroa portuguesa que é a cidade de Santos", onde "se construiu um pedaço de Portugal".

"Surpreendido com a grandiosidade arquitectónica do edifício histórico, de estilo neomanuelino, que alberga o Centro Cultural Português, mas também com a nobre missão por este desenvolvida", José Manuel Rodrigues não escondeu o orgulho por fazer parte de uma celebração que assinala "o dia maior da nossa pátria" e engrandece o legado deixado pelos portugueses no Brasil, legado esse que é continuado por uma descendência que nunca esquece o lugar donde veio.

Aqueles que já nasceram no Brasil são os guardiões da nossa cultura, são os guardiões da nossa história e da nossa identidade. Aqui, sente-se Portugal, aqui sente-se a portugalidade, aqui sente-se como cada um dos portugueses ama a sua pátria [disse, aludindo à célebre frase de Fernando Pessoa] "a minha pátria é a Língua Portuguesa" [para reforçar que a história e a cultura das nações encontram na Língua uma das suas principais pontes]. José Manuel Rodrigues, presidente da ALM

Concluiu a sua intervenção agradecendo a todos os portugueses e aos brasileiros com ascendência portuguesa o seu empenho na manutenção da memória das suas raízes.

O meu muito obrigado por tudo aquilo que fazem por Portugal no Brasil. José Manuel Rodrigues, presidente da ALM