O tabaco
A lei do tabaco, não passa duma lei absurda, foi feita só para fingir que o governo está preocupado com o problema do tabagismo.
Está mais que provado que os governantes estão a se lixar para a saúde dos Portugueses. O governo põe sempre o interesso do dinheiro, a frente da saúde das pessoas. Tá na hora do governo abrir os olhos, e proteger as pessoas que não fumam. Como está a lei do tabaco, o governo não só não está a proteger os fumadores, como ainda está deliberadamente a pôr em risco a saúde dos que não fumam.
O tabaco tem que ser proibido em todos os espaços fechados, sejam eles públicos ou privados. Mesmos que esses espaços fechados estejam equipados, para a tiragem do fumo. E também tem que ser proibido ao ar livre, onde haja muita concentração de pessoas. Eu não sou contra os fumadores, são pessoas livres e têm todo o direito de fumar. A vida é deles, e fazem dela o que bem entenderem.
O que um fumador não tem o direito é de incomodar a pessoa que está ao lado dele, devido ao fumo e ao cheiro do tabaco. E principalmente não tem o direito de pôr em risco a saúde da pessoa que está ao lado dele.
E vou mais longe ainda, um fumador tem a plena consciência dos riscos que corre para sua saúde, das doenças que ele pode vir a ter, devido ao tabaco. Por isso não é justo quando o fumador contrai uma doença, por culpa do fumo do tabaco, seja o serviço nacional de saúde a pagar o tratamento desse fumador, com o dinheiro dos contribuintes. As indústrias do tabaco e os fumadores têm que ser obrigados a ter seguros privados, que pagam esses tratamentos desses fumadores. Porque são doenças que podem muito bem ser evitadas, e o fumador sabe perfeitamente os riscos que corre. Não podem ser os contribuintes a pagar por doenças que podiam ser perfeitamente evitadas, pelos fumadores.
Edgar B. Silva