PS aposta na integração da comunidades
No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o PS-Madeira promoveu uma iniciativa com vista a receber os contributos da sua Secção da Diáspora e das Comunidades para a elaboração do programa que o partido vai apresentar nas eleições legislativas regionais deste ano.
Sérgio Gonçalves destaca, entre as diversas propostas apresentadas algumas que o PS já tem vindo a defender, como a criação do ‘Balcão de Chegada’, com profissionais para orientação nas diversas necessidades e esclarecimento de dúvidas.
O PS defende a criação de gabinetes de apoio aos emigrantes nos municípios, algo que depende da adaptação da lei que estabelece o quadro de transferência de competências para as autarquias locais.
"No caso da Madeira, para que tal possa ocorrer, a Assembleia Legislativa tem de apresentar uma proposta de Lei junto da Assembleia da República, o que não tem feito por manifesta falta de vontade", referem os socialistas.
“Se nós, hoje, temos uma diáspora e uma comunidade tão extensa, é porque ao longo de décadas não soubemos criar oportunidades na Madeira, e é isso que nós queremos também inverter. Queremos integrar aqueles que regressam e implementar políticas públicas que permitam criar oportunidades aqui na Madeira, para que não tenhamos de continuar a ser uma terra de emigração, passados quase 50 anos da democracia e da conquista da nossa Autonomia”, afirmou.