PSD destaca aposta na inovação tecnológica aliada à descentralização geográfica
O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, a aposta nas novas tecnologias como factor da descentralização do investimento empresarial e da criação de novas oportunidades de emprego nos concelhos mais marcados pela ruralidade, como é o caso de Santana.
Numa visita ao Call Center da ACIN, instalado na Casa do Povo Faial, Cláudia Perestrelo frisou o facto de a companhia "investir em zonas mais afastadas dos principais centros urbanos, numa área que está em grande crescimento na Madeira, a das novas tecnologias e que tem permitido, além dessa maior distribuição geográfica, uma maior diversificação da economia regional".
Segundo a deputada, a digitalização da economia não é só uma oportunidade para a Região, mas também dentro do seu território, em especial para os concelhos do Norte, na medida em que lhes permite competir com qualquer empresa sedeada na Madeira ou em qualquer parte do Mundo. Uma realidade que, conforme salientou, "só é possível pelo investimento realizado, de forma integral, na instalação de equipamentos que permitem levar a digitalização a todos os pontos da Região".
Neste contexto, sustentou que a Região tem vindo a assistir a um crescimento do número de empresas nas áreas tecnológicas que investem em localidades fora do Funchal, contribuído para diversificar e descentralizar o crescimento económico e para aumentar o número de postos de trabalho.
A deputada sublinhou que a Madeira tem vindo a crescer significativamente e afirmar-se nesta área da inovação e tecnologia, não só através da captação de novas empresas, mas também da aposta na qualificação dos profissionais e da implementação de um conjunto de apoios para a transição digital. Efectivamente, acrescentou, "a área da tecnologia representa já uma percentagem significativa em termos de volume de negócios, podendo mesmo ultrapassar, nos próximos anos, os números do turismo".