Cultura e Educação Desportiva
A cultura é um conceito complexo e dinâmico em constante evolução e retrata as realidades políticas, históricas, sociais, económicas e religiosas e, obviamente, a envolvência cultural. O desporto é uma prática que tem a sua envolvente cultural desde a antiga Grécia, cuja marca mais impressiva são os Jogos Olímpicos, um fenómeno que exponencia a dimensão global do próprio desporto. Detentor de uma linguagem universal, portanto, tem a capacidade de modelar a personalidade dos cidadãos e das coletividades. As atividades físicas e desportivas são um modo de vida e aliadas na construção de uma identidade.
Além de compreender como as estruturas organizacionais estão projetadas, os motivos da participação desportiva, bem como as razões para a população assistir aos eventos desportivos, é fundamental assimilar as normas culturais subjacentes que estimulam os comportamentos das pessoas e das próprias organizações desportivas. Através da gestão desportiva, é indispensável promover uma maior sensibilidade cultural, pois esta é um mecanismo que opera como um meio delineador e regulador ativo desta doutrina.
De modo a implementar novas práticas e supervisionar a gestão da mudança cultural, é relevante aferir constantemente, fórmulas inovadoras e encorajadoras, desde atividades, competições e equipamentos desportivos, com a vital colaboração da tecnologia. Mediante novos significados, estas medidas visam impactar os comportamentos e a promoção do bem-estar dos indivíduos, através da socialização e aculturação por intermédio do desporto.
No que concerne à Educação Física, face à sua preponderância, carece de maior tempo de contacto, não somente, com as crianças e jovens, mas também com outras faixas etárias. É um elemento basilar na educação geral moderna pela sua capacidade de civilizar e integrar seja nas componentes física, emocional, social ou cognitiva. As atividades organizadas em forma de jogos preparam os educandos para as futuras atividades desportivas.
Revela-se uma tarefa árdua, mas gratificante, obter os hábitos de atividade física e determinadas habilidades após uma certa idade, e, portanto, as estruturas organizacionais são igualmente responsáveis por gerar nos alunos, o ambiente de aprendizagem adequado e a aquisição do hábito vitalício das atividades físicas diárias. No que tange à instrução das atividades, a eficácia e a eficiência agregadas são o reflexo de um trabalho disciplinado e revelam-se decisivas no património desportivo.
Por último, estas condutas são um campo pedagógico que viabilizam a construção de um legado cultural desportivo, fator de coesão de uma sociedade.