Comunidades Madeira

Madeirense lidera Associação em Londres que ajuda causas sociais

None

A Associação Abraço Solidário de Londres celebrou ontem à noite  10 anos de existência com um jantar e um momento cultural. O momento solidário decorreu no salão paroquial dos Scalabrini Fathers, no centro da capital inglesa.

Foi perante um salão cheio de emigrantes que a presidente da instituição, Zita da Silva, uma madeirense, natural da Ribeira Brava, deu as boas vindas e realçou o papel que a equipa do Abraço Solidário tem desenvolvido nestes últimos 10 anos. 

A associação tem como principal objectivo ajudar  causas sociais na comunidade portuguesa no Reino Unido e não só.

Ao DIÁRIO a dirigente explicou que a instituição tem apoiado situações pontuais de casos quer no continente, quer na Madeira. “Foram tantas causas que já apoiamos”, exemplificando que neste momento estão apoiar uma família na Madeira na ajuda  do pagamento da renda da casa. 

Por outro lado Zita da Silva adiantou que também está a ajudar “um jovem português que foi esfaqueado em Londres”, ou ainda “instituições bombeiros que entretanto já apoiamos”, frisou a dirigente.

Zita da Silva explicou que a instituição é composta só por mulheres e que reúnem todos os meses para um jantar solidário e ainda realizam dois grandes eventos anuais, sempre com o mesmo objectivo. 

O DIÁRIO acompanhou o momento do aniversário da instituição que contou com muita animação, primeiro com um grupo de concertinas e depois com o grupo musical  duo J&O.  

No evento ainda houve tempo para um leilão solidário onde contou com colaboração dos participantes, por sinal muito concorrido nas apostas sendo o leilão orientado por Augusto Nunes, prescinde da Associação a Família de Londres.

O Cônsul de Portugal em Londres, Luís Silva usou da palavra começando por agradecer o trabalho meritório que a associação tem desenvolvido na comunidade portuguesa e ainda por cima a comemorar num dia tão especial que é da coroação do Rei. 

O diplomata fez questão de prestar uma homenagem à anterior presidente do movimento, lIdalina Santos que faleceu recentemente. 

A dirigente da associação referiu que o evento rendeu cerca 2.200 libras, dinheiro que irá ajudar novas causas solidários, agradecendo o apoio de todos e da equipa de mulheres que trabalha na instituição. 

O evento contou com a presença do Cônsul Geral de Portugal em Londres, Luís Leandro da Silva e do Adido Social da Embaixada de Portugal em Londres, Fernando Sousa, ainda o Conselheiro das Comunidades Madeirenses no Reino Unido, José Silva.