Aumento do imposto impede descida de preços dos combustíveis na Madeira
O Governo Regional da Madeira decidiu aumentar o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que incide sobre o gasóleo rodoviário, o gasóleo colorido e marcado e a gasolina de 95 octanas. Por isso, os preços dos combustíveis não descem a partir das zero horas de amanhã.
O ISP sobre o gasóleo aumenta 23%, passando de 164 euros por mil litros para 201,80 euros. Isso representa um aumento de 4 cêntimos por litro.
O gasóleo colorido e marcado, na Madeira usado essencialmente nas embarcações de pesca, vê o ISP aumentar 253%, ao passar 15 euros por mil litros, para 53 euros. Isso representa um aumento de 3,8 cêntimo a mais por cada litro.
Também a gasolina de 95 octamas vê o ISP aumentar. Percentualmente, é o valor mais baixo. São mais 8%, o que faz o imposto por mil litros de combustível passar de 381,35 euros para 412 euros.
O Governo Regional calculou o aumento do ISP de forma a não haver aumento nos preços a vigorar na próxima semana. Assim, a descida possível é tomada absorvida pelo aumento do ISP.
Assim, das zero horas de amanhã até às 24 horas de domingo, dia 14 de Maio, serão praticados (como neste momento) os seguintes preços: Gasolina IO95 - 1,606 euros; Gasóleo Rodoviário - 1,338 euros; Gasóleo Colorido e Marcado - 0,996 euros.