As Piscinas Naturais do Porto Moniz têm a mais longa época balnear da região?
Época balnear 2023 no complexo ex-libris do Porto Moniz iniciou a 1 de Maio para terminar a 15 de Outubro
A Câmara Municipal do Porto Moniz emitiu esta sexta-feira uma nota de imprensa intitulada ‘Piscinas Naturais do Porto Moniz têm a mais longa época balnear da região’. Em causa o facto da presente época balnear nas referidas Piscinas Naturais já estar a decorrer, tendo se iniciado a 1 de Maio, para vigorar até 15 de Outubro.
Com cinco meses e meio de duração da época balnear – pode vigorar de 1 de Maio e 31 de Outubro -, o Município ‘puxou dos galões’ para destacar a recorrente aposta em garantir o funcionamento da época balnear muito para além dos meses de Verão.
Assinalou por isso que “a maioria das praias da Região costuma iniciar a época balnear durante o mês de Junho, mas este ano as Piscinas Naturais do Porto Moniz são as únicas que usufruem de uma época balnear de cinco meses e meio”.
Emanuel Câmara, presidente da autarquia, justificou que “a época balnear nas piscinas arranca a 1 de Maio, porque há procura por parte das pessoas e desde uns anos a esta parte que procuramos alargar o período de usufruto de todas as valências da piscina por um horário mais alargado".
Mas será que as Piscinas Naturais do Porto Moniz têm a mais longa época balnear da região? Fomos verificar o teor da Portaria n.º 300/2023 que procede à identificação das águas balneares costeiras, fixando as respectivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores para o ano de 2023.
Com efeito as Piscinas Naturais do Porto Moniz são as únicas das 59 águas balneares identificadas onde o período de duração da época balnear decorre de 1 de Maio a 15 de Outubro (167 dias).
Acontece que a mesma Portaria indica também um período de cinco meses e meio de duração da época balnear para quatro praias do Porto Santo – Cabeço da Ponta, Pedras Pretas, Ribeiro Salgado e Fontinha – , nestes casos, a vigorar entre 15 de Maio a 30 de Outubro (169 dias), ou seja, mais dois dias comparativamente ao período da época balnear nas Piscinas Naturais do Porto Moniz.
Por aqui facilmente se percebe que as Piscinas Naturais do Porto Moniz não têm afinal a mais longa época balnear da região. E não apenas por dois dias, mas por 17 dias, porque na prática a abertura da época balnear nas três praias do Porto Santo sob concessão hoteleira do Cabeço da Ponta/Hotel Vila Baleira, do Ribeiro Salgado/Hotel Pestana Porto Santo e das Pedras Pretas/Porto Santo foi antecipada para o dia 1 de Maio a pedido dos concessionários, revelou ao DIÁRIO o Capitão dos Portos do Funchal e Porto Santo, o Capitão-de-mar-e-guerra Rui Manuel Teixeira. Praias estas que estão também a funcionar com Edital de Praia atribuído desde o primeiro dia deste mês.
Sendo assim, as três praias no areal porto-santense são as únicas da Região onde a época balnear 2023 vigora mais tempo: de 1 de Maio a 30 de Outubro (186 dias).